VÍDEO: Agentes dos EUA prendem homem e saem dirigindo seu carro com a filha de 2 anos

Atualizado em 9 de novembro de 2025 às 11:39
Agentes de imigração prendendo homem em operação em Los Angeles
Agentes de imigração prendendo homem em operação em Los Angeles – Reprodução

Agentes fortemente armados da Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP) detiveram na terça-feira (4) um homem identificado como Dennis Quiñonez, cidadão americano de 32 anos, no estacionamento de uma loja da rede Home Depot, em Cypress Park, bairro de Los Angeles.

Durante a operação, testemunhas registraram o momento em que dois agentes entraram no carro do detido, onde sua filha de cerca de dois anos estava presa na cadeirinha, e saíram conduzindo o veículo. Pessoas que acompanhavam a ação gritaram alertando que havia um bebê no banco de trás.

A operação fez parte de uma ação mais ampla que resultou na detenção de cinco imigrantes indocumentados do México e da Guatemala, segundo o Departamento de Segurança Interna (DHS). As autoridades afirmam que Quiñonez saiu do carro segurando um martelo e arremessou objetos em direção aos agentes, além de que uma arma teria sido encontrada no interior do veículo.

A defesa do homem, contudo, contesta as acusações e afirma que ele não agrediu nenhum agente.

Grupos de defesa dos direitos dos imigrantes criticaram o episódio e disseram que a presença da criança no carro conduzido pelos agentes contraria práticas padrão de proteção à infância. Especialistas apontaram que, em casos de detenção, as forças de segurança deveriam acionar imediatamente o serviço social local para garantir a segurança de menores de idade.

A avó da criança recebeu uma ligação das autoridades cerca de meia hora após a prisão e foi instruída a buscar a neta na área externa de um centro de detenção federal. Ela relatou que a menina estava assustada, mas sem ferimentos aparentes, e só foi liberada após apresentar a certidão de nascimento.

De acordo com o DHS, Quiñonez foi indiciado por posse ilegal de arma de fogo e munição, devido a uma condenação anterior por violência doméstica em 2014. Ele foi libertado após pagar uma fiança de US$ 10 mil e tem audiência de instrução marcada para o dia 1º de dezembro.

O caso reacendeu a preocupação de organizações civis com os métodos utilizados em operações migratórias no sul da Califórnia, conduzidas por agentes da CBP e do ICE. Essas ações, segundo ativistas, vêm sendo marcadas por abordagens agressivas e pela ausência de protocolos claros quando há crianças envolvidas.

Jessica Alexandrino
Jessica Alexandrino é jornalista e trabalha no DCM desde 2022. Sempre gostou muito de escrever e decidiu que profissão queria seguir antes mesmo de ingressar no Ensino Médio. Tem passagens por outros portais de notícias e emissoras de TV, mas nas horas vagas gosta de viajar, assistir novelas e jogar tênis.