VÍDEO – Almodóvar pede que Espanha rompa relações com Israel: “Repulsa ao genocídio”

Atualizado em 27 de agosto de 2025 às 15:45
O cineasta espanhol Pedro Almodóvar. Foto: Reprodução

O cineasta espanhol Pedro Almodóvar divulgou nesta quarta (27) um apelo direto ao governo do seu país para que rompa todas as relações com Israel por conta do genocídio em Gaza. No conteúdo, ele diz sentir “repulsa” das ações do governo israelense contra o povo palestino.

“Sou Pedro Almodóvar, diretor de cinema, e peço ao nosso governo que rompa relações diplomáticas, comerciais e de todo tipo com o Estado de Israel em repulsa ao genocídio que está cometendo com o povo de Gaza diante dos olhos do mundo inteiro”, afirmou.

No vídeo, Almodóvar faz um apelo ao primeiro-ministro espanhol. “Peço a Pedro Sánchez que tente convencer todos os nossos aliados europeus a fazerem o mesmo e que se unam a esse repúdio”, declarou o diretor.

Veja a publicação:

O autor das obras “Tudo Sobre Minha Mãe” e “Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos” já havia se manifestado sobre o tema anteriormente. Durante o Festival de Cannes, em maio, ele e outros artistas espanhóis, entre eles Javier Bardem, assinaram uma carta criticando o “silêncio” internacional diante do que chamaram de “genocídio” em Gaza.

O governo de Pedro Sánchez tem sido uma das vozes mais críticas da Europa em relação ao primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e à ofensiva em Gaza. Em junho, o próprio premiê classificou a guerra como “genocídio”, termo adotado por poucos líderes mundiais até agora.

Apesar de reconhecer oficialmente a Palestina como Estado em maio de 2024, ao lado da Irlanda e da Noruega, a Espanha não rompeu laços diplomáticos ou comerciais com Israel. O apoio à causa palestina se consolidou como um dos eixos centrais da política externa espanhola nos últimos meses.

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.