Um episódio chocante de violência escolar abalou a comunidade de Goianira, na Região Metropolitana de Goiânia, em Goiás. Na noite de quinta-feira (9), um estudante do Colégio Estadual São Geraldo protagonizou um ato de agressão física contra um professor. O momento foi gravado pelas câmeras de segurança da escola.
Segundo informações da Polícia Militar, a situação começou quando o aluno, que estava conversando excessivamente durante a aula, foi repreendido pelo professor. Diante da falta de obediência, o educador solicitou a intervenção da coordenadora para resolver a questão, desencadeando as agressões.
O vídeo que circula nas redes sociais mostra o estudante levantando-se e se aproximando do professor, que veste uma camiseta preta. O jovem desfere uma sequência de socos e chutes contra o profissional, mesmo quando este já está caído no chão.
Outro aluno se levanta na tentativa de interromper as agressões, enquanto a coordenadora e um terceiro indivíduo adentram a sala para conter a confusão. Surpreendentemente, os demais estudantes permanecem sentados durante o incidente.
https://twitter.com/rockpben/status/1723283216809828746
Em comunicado oficial, a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO) confirmou que o estudante agrediu verbal e fisicamente não apenas o professor, mas também outro servidor da instituição, que tentou intervir nas agressões.
A nota esclarece que a escola acionou imediatamente o pai do estudante e as autoridades policiais. Além disso, o professor agredido foi encaminhado para atendimento médico. Segundo o G1, a Seduc não divulgou informações sobre o estado de saúde do professor ou o nome dos envolvidos.
Veja a nota da Seduc/GO:
Em atenção à solicitação de informações sobre ocorrência de agressão no Colégio Estadual São Geraldo, em Goianira, a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO) informa:
– Conforme relato da coordenação do Colégio Estadual São Geraldo, um estudante da unidade, em sala de aula, agrediu verbal e fisicamente o professor e também outro servidor do colégio;
– A escola acionou o pai do estudante e as autoridades policiais, além de encaminhar o professor ferido ao atendimento médico;
– A ocorrência foi contornada de acordo com o Protocolo de Segurança Escolar, adotado desde 2019 na rede pública estadual de ensino, que orienta os gestores e servidores no enfrentamento de situações de conflitos nas unidades escolares. Eventuais decisões administrativas e ou judiciais têm seguimento a partir do trabalho da polícia com o acompanhamento do conselho tutelar.