VÍDEO – Alunos da USP derrubam portão e ocupam prédio da reitoria

Atualizado em 7 de maio de 2026 às 18:53
Alunos invadindo o prédio da USP. Foto: Miguel Worcman

Estudantes da Universidade de São Paulo (USP) ocuparam nesta quinta-feira (7) o prédio central da reitoria, na Cidade Universitária, no Butantã, zona oeste da capital paulista. A ação aconteceu em meio à greve estudantil iniciada há três semanas e após o encerramento das negociações entre a universidade e representantes do movimento estudantil.

Segundo relatos, os portões do prédio foram derrubados por volta das 16h durante o protesto organizado por estudantes e integrantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE). A Polícia Militar foi acionada.

Desde o início da manhã, estudantes bloqueavam os acessos à reitoria. O cordão montado em frente ao prédio começou a ser organizado por volta das 5h. Durante a tarde, manifestantes ampliaram o protesto após afirmarem que não conseguiam contato com a administração da universidade desde a última semana.

Os grevistas afirmam que a ocupação ocorreu para pressionar a USP a reabrir as negociações sobre a paralisação. Entre as principais reivindicações estão a reestatização dos bandejões, melhora nas condições dos restaurantes universitários e aumento dos auxílios pagos pelo Programa de Apoio à Formação e Permanência Estudantil (Papfe).

A reitoria da USP informou anteriormente que as negociações haviam sido encerradas sem atender integralmente as demandas apresentadas pelos estudantes. Entre as propostas formalizadas pela universidade estava o reajuste dos auxílios do Papfe pelo índice IPC-FIPE.

Com a correção apresentada pela USP, o benefício integral passaria de R$ 885 para R$ 912 mensais. Já o auxílio parcial com moradia subiria de R$ 330 para R$ 340. O programa atende mais de 17 mil estudantes de graduação e pós-graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Os estudantes, no entanto, defendem um reajuste maior. O movimento reivindica que o valor da bolsa integral alcance aproximadamente R$ 1.804, equivalente ao salário mínimo paulista. A proposta apresentada pela universidade foi considerada insuficiente por parte dos grevistas.

Veja fotos da ocupação:

Alunos em frente ao prédio da USP. Foto: Miguel Worcman
Alunos pulando portão do prédio da USP. Foto: Miguel Worcman
Estudantes da USP antes de ocuparem prédio da reitoria
Estudantes da USP fazem cordão humano em frente a prédio da reitoria
Guilherme Arandas
Guilherme Arandas, 28 anos, atua como redator no DCM desde 2023. É bacharel em Jornalismo e está cursando pós-graduação em Jornalismo Contemporâneo e Digital. Grande entusiasta de cultura pop, tem uma gata chamada Lilly e frequentemente está estressado pelo Corinthians.