
O presidente Lula visitou, na noite de quinta-feira (2), a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém (PA), depois que a aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) que o transportava apresentou uma falha no motor. O episódio ocorreu pouco antes de sua viagem à Ilha do Marajó, no arquipélago do Pará.
Em entrevista concedida nesta sexta-feira (3) à TV Liberal, afiliada da Globo no estado, Lula explicou o motivo da visita. “Eu fui agradecer a Nossa Senhora de Nazaré porque ontem aconteceu um outro problema comigo em um avião. Eu fui pegar o avião para a Ilha do Marajó e teve um problema no motor”, relatou.
O presidente destacou que o incidente poderia ter sido mais grave se tivesse acontecido em pleno voo. “Eu só tinha que agradecer a Deus porque poderia ter tido problema enquanto eu estivesse no ar. Tivemos que descer do avião com medo que o avião pegasse fogo”, acrescentou.
Na ida à Basílica, Lula esteve acompanhado da primeira-dama, Janja Lula da Silva, e foi recebido pelo arcebispo da Arquidiocese de Belém, dom Júlio Akamine. O casal rezou ajoelhado diante da imagem original de Nossa Senhora de Nazaré, em um gesto de fé e gratidão.
O petista também fez referência à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP30, que ocorrerá em novembro, em Belém. Nas redes sociais, escreveu: “Ontem fui até a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, para agradecer pelas bênçãos que o Brasil já recebeu. Pedi que a Nazinha nos concedesse uma COP30 iluminada, que traga esperança e união, e roguei para que Nossa Senhora continue guiando e iluminando o coração de cada brasileiro”.
Ontem fui até a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, para agradecer pelas bênçãos que o Brasil já recebeu.
Pedi que a Nazinha nos concedesse uma COP30 iluminada, que traga esperança e união, e roguei para que Nossa Senhora continue guiando e iluminando o coração de… pic.twitter.com/00rlslaAwZ
— Lula (@LulaOficial) October 3, 2025
Embora reconheça a importância religiosa da capital paraense, Lula adiantou que não deve participar do Círio de Nazaré neste ano, que acontece em 11 e 12 de outubro. “Não tem festa mais extraordinária que o Círio de Nazaré”, afirmou, lembrando que em 2024 acompanhou a procissão fluvial, um dos pontos altos da celebração católica.
Durante sua passagem pelo estado, o presidente também destacou a receptividade do povo paraense diante da realização da COP30. “O povo do Pará está sendo extraordinário, as pessoas estão saindo das suas casas e alugando as casas para quem quiser vir aqui. Não vai faltar quarto, não vai faltar cama, não vai faltar comida”, garantiu.
Lula ainda exaltou a culinária típica do Pará, ressaltando sua diversidade. “Fiz propaganda da comida do Pará, na entrevista que eu dei em Nova Iorque, que é a melhor culinária do Brasil. Eu digo que o Brasil tem três estados com forte culinária: Minas Gerais, Bahia e o Pará. A do Pará é a que tem mais diversidade, acho que é a melhor do Brasil. Definitivamente é a melhor do Brasil”, afirmou.
Além da visita religiosa, Lula inaugurou obras e anunciou investimentos no Pará. Em Breves, no Marajó, entregou uma creche e discutiu problemas de abastecimento de água potável. Já em Belém, participou da inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto do Una e do Parque Linear da Doca, obras que fazem parte da preparação da cidade para sediar a COP30.