VÍDEO: Após rachaduras no solo, prédio em Gramado (RS) pode desmoronar

Atualizado em 23 de novembro de 2023 às 0:11
Estado do asfalto em bairro de Gramado com o surgimento de rachaduras. Foto: Cid Guedes/Reprodução

Em Gramado, na Serra do Rio Grande do Sul, moradores tiveram que deixar suas casas devido ao surgimento de rachaduras no solo causadas pelas chuvas intensas que assolam a região desde o fim de semana. Com informações do g1.

No bairro de Três Pinheiros, todos os moradores foram desalojados, segundo a prefeitura e a Defesa Civil do município. Um prédio pode desmoronar a qualquer momento.

Devido à instabilidade do solo, segundo as autoridades, não é possível fazer a implosão da edificação sem correr o risco de causar danos maiores. Os moradores do bairro já saíram de casa.

Base do prédio, no bairro Três Pinheiros, em Gramado. Foto: Cid Guedes/Reprodução

Segundo a prefeitura de Gramado, 31 pessoas estão em um abrigo montado no ginásio da Escola Senador Salgado Filho e o restante em casas de familiares e conhecidos.

Algumas residências que ficam nos bairros Piratini, Planalto e Linha Caboclo também foram interditadas. O solo segue se movimentando e há registros de novas rachaduras.

No último sábado (18), duas mulheres morreram soterradas após o desabamento de uma residência em Linha Marcondes Baixa, também em Gramado. As vítimas são Elisabeta Maria Benisch Ponath, de 51 anos, e sua mãe, Lidowina Lehnen, de 86 anos. Duas pessoas que também moravam no local conseguiram escapar do soterramento.

A Defesa Civil de Gramado, técnicos contratados pela prefeitura e geólogos estão monitorando a situação. De acordo com a prefeitura, os trabalhos técnicos seguem sendo realizados por três grupos diferentes de profissionais. Uma empresa contratada deverá concluir o parecer e o plano de trabalho ainda nesta semana.

Veja o vídeo:

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link