VÍDEO – Araras “gritam” de desespero ao fugir de chamas em MT

Atualizado em 10 de setembro de 2024 às 20:19
Incêndio no Parque de Chapada dos Guimarães. Foto: Reprodução

Diversas araras foram ouvidas enquanto “gritavam” de desespero ao fugir das chamas que atingiram o parque de Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso. O fogo atingiu os paredões com mais de 150 metros de altura e tem ameaçado a fauna do Cerrado, segundo maior bioma brasileiro em extensão.

O local tem mais de 4 mil espécies de animais e 12 mil espécies de plantas catalogadas. As araras costumam ficar nos paredões e fazem seus ninhos nas rochas, que foram consumidas pelas chamas. O vídeo que mostra o desespero das aves foi registrado na última quinta (5). Veja:

Mato Grosso tem 31 mil focos de incêndio e é o estado mais atingido por queimadas desde janeiro deste ano, segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Especiais). Por conta do fogo, diversos pontos turísticos da região foram fechados.

No total, o estado teve 1,6 milhão de hectares atingidos pelo fogo só em agosto, de acordo com dados da Nasa (agência espacial dos Estados Unidos). No ano de 2024, a área devastada pelos incêndios chega a 3 milhões de hectares.

O governo de Mato Grosso decretou situação de emergência no fim de agosto após um levantamento da gestão federal mostrar que há 24 municípios na região com condição de seca extrema.

Apesar da situação no Cerrado, especialistas apontam que a situação mais crítica é do Pantanal, onde o combate aos incêndios costuma ser mais difícil pelo fato de fogo costuma se espalhar mais rápido e queimar grandes áreas em pouco tempo.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line