VÍDEO – “Aulão” de Zema sobre IA termina em pancadaria entre alunos no Mineirão

Atualizado em 19 de novembro de 2025 às 17:53
Briga generalizada entre estudantes no Mineirão, nesta quarta (19). Foto: Reprodução

Um aulão sobre o uso de Inteligência Artificial (IA) nos estudos, promovido pelo governo do bolsonarista Romeu Zema (Novo) no estádio do Mineirão, acabou em pancadaria na manhã desta quarta (19). O evento, que pretendia reunir estudantes para uma atividade formativa, tomou outro rumo após a circulação de vídeos que mostram jovens se agredindo nas arquibancadas enquanto seguranças tentam controlar a situação.

As imagens, registradas por celulares, mostram correria e golpes trocados entre grupos de alunos. Até o momento, as autoridades não informaram o que motivou a confusão. A briga levou à suspensão temporária do aulão, que reuniu aproximadamente 20 mil estudantes da rede estadual.

Ambulâncias foram chamadas para prestar socorro a alguns jovens, mas o número de feridos ainda não foi divulgado. Em nota, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) afirmou lamentar o ocorrido e disse “repudiar qualquer ato de violência ou desrespeito”.

A pasta disse que a maioria dos participantes permaneceu em seus lugares e acompanhou o conteúdo de forma responsável, conforme o propósito da iniciativa. “A Secretaria instaurará processo interno de investigação para identificar as devidas responsabilidades do ocorrido”, prosseguiu.

Os alunos serão acompanhados pelo Núcleo de Acolhimento Educacional (NAE), formado por psicólogos e assistentes sociais. A pasta também abriu um processo interno para apurar responsabilidades e entender o que levou ao tumulto.

A Prefeitura de Belo Horizonte afirmou que o Samu prestou orientações médicas por telefone e registrou o chamado conforme protocolo. Já a Minas Arena, responsável pela gestão do Mineirão, informou que apenas cedeu o espaço e não participou da operação do evento.

A iniciativa partiu do governo do bolsonarista Romeu Zema (Novo), governador do estado, em parceria com o Google. A empresa não se manifestou sobre o episódio.

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.