VÍDEO – Barroso agradece Dilma por indicação ao STF: “Não pediu, não insinuou, não cobrou”

Atualizado em 28 de setembro de 2023 às 18:55
Luís Roberto Barroso durante sua posse como presidente do STF. Foto: Reprodução

Luís Roberto Barroso, que tomou posse como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta (28), agradeceu a ex-presidente Dilma Rousseff durante seu discurso. O magistrado foi indicado à Corte pela petista em 2013, após Carlos Ayres Britto se aposentar em novembro de 2012 ao completar 70 anos, e diz sentir “gratidão” por ela.

“Minha gratidão vai também para a presidente Dilma Rousseff, que me indicou para o cargo da forma mais republicana que um presidente pode agir: não pediu, não insinuou, não cobrou. Procurei retribuir a confiança servindo ao Brasil sem jamais ter qualquer outro interesse ou intenção que não fosse a de fazer um país melhor e maior. Um país justo, quem sabe um dia”, afirma Barroso.

O ministro ainda cumprimentou o presidente Lula, que participou da sessão solene na Corte e passará por cirurgia nesta sexta (29). “Aproveito para saudar, também, o presidente Lula, cuja presença agradeço de coração na véspera de uma cirurgia delicada”, prosseguiu.

Barroso ainda lembrou das escolas e universidades nas quais estudou ao longo da vida e agradeceu todos os professores que já deram aulas a ele. “Foi uma longa jornada até aqui. Meu agradecimento vai para todos os professores que iluminaram o meu caminho com princípios elevados, ideias e bons exemplos”, completa.

Barroso completou dez anos como ministro em junho deste ano e assume o posto de Rosa Weber, que presidia a Corte desde setembro de 2022 e se aposentará na próxima semana, quando completa 75 anos. O novo presidente do STF cumprirá mandato de dois anos e ficará no cargo até outubro de 2025.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.