VÍDEO: BBC lança documentário dos Bolsonaros com nome inspirado em livro sobre nazistas

Atualizado em 30 de agosto de 2022 às 16:11
A família Bolsonaro em especial da BBC

A BBC está lançando um documentário em três episódios sobre Bolsonaro e seus filhos. Estreia no próximo dia 5 de setembro na Grã-Bretanha e se chama “Os Meninos do Brasil – A Ascensão dos Bolsonaros”. 

De acordo com a própria emissora, “como Bolsonaro enfrenta a reeleição em outubro, essa história tem consequências não apenas no Brasil, mas em todo o mundo”.

Segue o texto de apresentação:

Quando concorreu à presidência em 2018, a mídia brasileira descartou suas chances. Apesar de sua postura de valores familiares, Bolsonaro foi casado três vezes, teve um filho com sua amante (que se tornou sua segunda esposa), convenceu um de seus filhos a concorrer a um cargo contra sua ex-primeira esposa e fez declarações homofóbicas e sexistas que especialistas presumiram que seria o fim da carreira.

Carlos, Jair, Flávio e Eduardo Bolsonaro

Mas ao orquestrar um vasto exército de mídia social para difamar seus oponentes com notícias falsas e grupos secretos no WhatsApp, cortejando abertamente os evangélicos do país e sobrevivendo a um esfaqueamento quase fatal na campanha, Bolsonaro surpreendeu a nação ao vencer a eleição.

Uma vez que se tornou presidente, Bolsonaro contou com os conselhos de seus três assessores mais próximos: os filhos Flávio, Carlos e Eduardo. Desde que assumiu o cargo, sua presidência foi abalada por controvérsias, incluindo o manejo da pandemia de COVID-19, a restrição dos direitos indígenas e a rápida aceleração do desmatamento da Amazônia. Em agosto de 2019, a queima da floresta tropical foi tão intensa que os céus de São Paulo, a 2.600 quilômetros de distância, foram escurecidos pela fumaça.

Em destaque no especial estão o filho de Bolsonaro, Flávio, vários aliados e adversários políticos, o apoiador norte-americano Steve Bannon (que se refere a Bolsonaro como “Trump à décima potência”) e jornalistas brasileiros, incluindo o ex-chefe do escritório da Reuters Brian Winter, Terry McCoy do The Washington Post, Katy Watson da BBC, a ex-correspondente da Bloomberg Shannon Sims e muito mais.

O título do documentário é uma referência a “Os Meninos do Brasil”, livro de ficção científica dos anos 70 de Ira Levin, que conta a história de como Mengele reuniu um grupo de ex-oficiais de Hitler para cumprirem a missão de matar 94 homens de 65 anos em vários países da Europa.

A ideia era fazer clones de nazistas. Virou um filme ruim com Gregory Peck e Laurence Olivier.

Confira o vídeo abaixo:

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link