VÍDEO: Bolsonaristas fazem apologia da violência contra Gilmar Mendes

Atualizado em 3 de junho de 2020 às 9:46
Bolsonaristas fazem apologia da violência contra Gilmar Mendes. Foto: Reprodução/YouTube

Alguns dos investigados no inquérito do STF sobre fake news, ofensas e ameaças à corte fundaram um movimento cujos integrantes fizeram apologia à violência contra o ministro Gilmar Mendes.

Integrantes do Movimento Conservador produziram um vídeo em que seguram armas falsas, vestidos de camisas pretas, e dizem: “Vamos pegar o Sapão”, “Tiro no Sapão”, em referência ao apelido pejorativo dado a Mendes. Na gravação, eles colocam um boneco com uma imagem do rosto do ministro no porta-malas do carro e dizem: “Vem aqui, Gilmar. Dar tapa na sua cara. Aqui ó, sequestramos o cara”. No final, um homem completa: “Tiro no sapão”. Naquele mesmo dia, o grupo colocou duas faixas com os dizeres “Sal no Sapão” e “Fora Gilmar Mendes”, em passarelas do município de São José dos Campos, no interior de São Paulo, onde o vídeo foi gravado.

O Movimento Conservador foi fundado em dezembro de 2018 pelo deputado estadual Douglas Garcia do PSL e pelo seu chefe de gabinete na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), Edson Salomão. Ambos foram alvo da operação da Polícia Federal, deflagrada no último dia 27, no âmbito do inquérito das fake news do STF, relatado pelo ministro Alexandre de Moraes. O vídeo que faz apologia à violência contra Gilmar é conduzido por Tiago Rosa Silvestre, assessor do deputado estadual Castello Branco, do PSL-SP.

Um assessor de Douglas Garcia na Alesp, Carlos Henrique Olimpio, também aparece no vídeo e diz que “vai derrubar o sapão” e “sal no sapo”. Eles se preparavam para uma manifestação contra o ministro. O material foi entregue pela deputada Joice Hasselmann à CPMI das Fake News do Congresso, em dezembro do ano passado.

As informações são de reportagem de Constança Rezende no UOL.