VÍDEO – Bolsonaro abandona general Heleno após divulgação de reunião golpista: “Trabalho dele”

Atualizado em 10 de fevereiro de 2024 às 12:53
O general Augusto Heleno ao lado de Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução

Jair Bolsonaro usou a entrevista no Jornal da Record, que foi ao ar nesta sexta-feira (9), para desvincular sua imagem com a do general Augusto Heleno. Na reunião da cúpula do governo, divulgada pela Polícia Federal na investigação sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado, o ex-Ministro-Chefe de Segurança Institucional do Brasil defendeu rompimentos institucionais e uma “virada de mesa” antes das eleições de 2022.

“É o trabalho da inteligência dele, eu não tinha participação alguma. Raramente eu usava as inteligências das Forças Armadas, a própria Abin, a Polícia Federal”, falou o ex-presidente.

Nas imagens da reunião, que foram encontradas no computador do do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), general Heleno falou que era necessário mudar o cenário antes das eleições acontecerem. O tema do encontro era a possibilidade quase certa da eleição de Lula no pleito de outubro de 2022.

“Não vai ter revisão do VAR. Então, o que tiver que ser feito tem que ser feito antes das eleições. Se tiver que dar soco na mesa é antes das eleições. Se tiver que virar a mesa é antes das eleições”, declarou Augusto Heleno, na ocasião.

“Eu acho que as coisas têm que ser feitas antes das eleições. E vai chegar a um ponto que nós não vamos poder mais falar. Nós vamos ter que agir. Agir contra determinadas instituições e contra determinadas pessoas. Isso pra mim é muito claro”.

Em outro momento da reunião, o general Augusto Heleno mencionou ter falado com um diretor da Agência Brasileira de Investigação (Abin) sobre a possibilidade de infiltrar espiões nas apurações do TSE. O ex-presidente, no entanto, pediu que o militar falasse com ele sobre o assunto em particular.

“General, peço para que não fale, não prossiga na sua observação”, disse Bolsonaro. “Se a gente começa a falar para não vazar, vai vazar.”

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link