VÍDEO: Bolsonaro aparece de surpresa no STF durante discurso de Moraes sobre ataques à corte

Atualizado em 9 de setembro de 2020 às 18:57
Jair Bolsonaro e Dias Toffoli. Foto: Reprodução/TV Justiça

Jair Bolsonaro apareceu na porta do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta (9), sem ser convidado.

A aparição do presidente aconteceu durante a última sessão presidida pelo ministro Dias Toffoli na Suprema Corte. Toffoli vai passar o comando do Judiciário para Luiz Fux na quinta (10), amanhã. O anúncio da chegada do presidente foi feito pelo ministro Alexandre de Moraes, com certo constrangimento. “Eu vou interromper o discurso, presidente, porque o presidente da República adentra o nosso plenário”, afirmou Moraes. O ministro, que comanda o inquérito das Fake News, comentava sobre os ataques sofridos pelo STF nos últimos meses por fogos de artifícios de bolsonaristas. Depois da fala de Moraes, os ministros Gilmar Mendes e Edson Fachin criticaram o autoritarismo.

Mendes chegou a dizer que a presidência de Toffoli ocorreu enquanto “os Poderes se armaram”, em crítica explícita a Bolsonaro. Em seguida, Toffoli chamou Bolsonaro para se sentar ao lado dele na mesa da presidência.

“Para aqueles que não entendem o gesto de convidar o presidente da República para se sentar à mesa do STF, saibam que sempre que eu vou ao Congresso Nacional, eu sento à mesa, assim como próximo presidente sentará e assim como sempre será bem recebido o presidente Jair Bolsonaro e todos nós. O gesto de sua excelência nesse momento é um gesto em homenagem à corte. Uma homenagem ao Supremo. Uma homenagem à democracia”, disse Dias Toffoli.