
Bolsonaro atacou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante sua live desta quinta (2). Ele afirmou que é “lamentável” o fato de o presidente da Corte, Edson Fachin, ter se encontrado com embaixadores de outros países.
Segundo o presidente, o magistrado pediu que seus países reconheçam o resultado das eleições deste ano imediatamente. “Bastante curioso isso que ele está fazendo”, disse o presidente, insinuando uma nova conspiração contra ele.
O mandatário ainda reclamou do fato de o ministro ter pedido a observadores internacionais que acompanhem as eleições do país. “Eu pergunto: para acompanhar o quê? O que eles sabem? O que eles veem dentro da sala secreta? Eles têm condições de saber alguma coisa? O sistema eleitoral adotado no Brasil é igual ao dos países deles?”, prosseguiu.
Essa ão é a primeira vez que o presidente reclama dos observadores internacionais. No mês passado, ele zombou: “Podem botar 1 milhão de observadores nas eleições; vão observar o quê?”.
Fachin pretende trazer ao Brasil mais de 100 estrangeiros para acompanhar o pleito. Bolsonaro é crítico à medida e chegou a pressionar o Itamaraty para colocar objeções e dificultar a entrada de observadores da União Europeia no Brasil.