VÍDEO: Bolsonaro chama Lula de “nove dedos” e ataca ministro do STF em discurso nos EUA

Atualizado em 28 de março de 2023 às 12:32
Em evento com apoiadores nos EUA, Jair Bolsonaro ataca Lula e Ricardo Lewandowski. Foto: Reprodução

Às vésperas de voltar ao Brasil, o ex-presidente Jair Bolsonaro fez um discurso a apoiadores nos Estados Unidos e criticou o presidente Lula e um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele afirmou que o “nove dedos”, referência ao petista, trouxe uma queda à economia brasileira e ainda reclamou de Ricardo Lewandowski.

“Dois meses após as eleições, a economia já começou a sofrer no Brasil. Em dezembro, tivemos uma negativa de 430 mil empregos. Em janeiro, cresceu um pouco mas foi metade do que janeiro do ano anterior. De ontem para hoje, quatro montadoras deram férias coletivas a seus funcionários. Isso é um prenúncio de demissão”, afirmou o ex-presidente.

Ele diz que “o empresariado puxou o freio de mão” com o governo Lula e diz que há um “problema de confiança”. “O nove dedos falou que devemos abandonar os livros de economia. O cara nunca leu um Tio Patinhas na vida e agora fala em abandonar os livros de economia”, prosseguiu.

Sem citar Lewandowski, Bolsonaro criticou o magistrado por suspender restrições a nomeações de políticos para o comando de empresas estatais. A Lei das Estatais estabelecia uma quarentena de três anos para que servidores públicos ou membros de estrutura partidária e campanhas eleitorais assumissem os cargos.

“O meu governo seguiu a lei e esse novo já mudou na Câmara, já está no Senado, para voltar a indicar quem bem entender para as estatais. Se bem que, no Supremo, o ministro já deu uma canetada e disse que pode ignorar a quarentena para que políticos ocupem estatais”, disse Bolsonaro.

Bolsonaro deve desembarcar no Brasil na próxima quinta (30). Em entrevista ao programa Pânico, da Jovem Pan, ele diz que já havia comprado uma passagem para quarta (29).

“Semana passada, antes desse problema que apareceu do plano para sequestrar senador, eu já tinha comprado a passagem para quarta-feira à noite com previsão de pousar 7h15 de quinta-feira em Brasília”, afirmou o ex-presidente.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link