VÍDEO: Bolsonaro confirma participação em ato golpista no dia 7 de Setembro

Atualizado em 20 de agosto de 2021 às 13:56
Bolsonaro falando no cercadinho sobre o dia 7 de setembro. Imagem: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) falou nesta sexta-feira (20), no cercadinho, em Brasília, que participará das manifestações bolsonaristas convocadas para o dia 7 de Setembro.

Bolsonaro havia divulgado em grupos de whatsapp, no dia 15 de agosto, que as manifestações dariam início ao “contragolpe”, contra o que ele chama de golpe que o judiciário supostamente estaria dando. Hoje, no entanto, recuou e disse que não haverá ameaças no ato.

“Dia 7, nesse horário, vamos hastear a bandeira do Brasil com cerimônia militar, às 8h da manhã. Às 10h, estaremos aqui na Esplanada. Pretendo usar a palavra. Não é uma palavra de ameaça a ninguém”, disse o presidente para o gado. Assista no vídeo abaixo.

Leia mais:

1. Operação contra Sérgio Reis e bolsonaristas está dentro do ‘processo legal’, diz Mourão

2. VÍDEO: “Fui otária de acreditar nas promessas de Bolsonaro”, diz a indígena Ysani Kalapalo

3. Agenda de ambos mostra distância abissal entre espírito público de Lula e Bolsonaro

Bolsonaro divulgou um texto em um grupo de apoiadores chamado “Ativistas Direita Volver”, no dia 15 de agosto, dizendo que a manifestação convocada por ele para o dia em que é comemorada a Independência do Brasil será a maior da história do país. Segundo a mensagem, escrita de maneira bem confusa, o ato serviria para “comprovar e apoiar, inclusive internacionalmente, para que dê a ele e às FFAA, para que, em caso de um bastante provável e necessário contragolpe que terão que implementar em breve, diante do grave avanço do golpe já em curso há tempos e que agora avança de forma muito mais agressiva, perpetrado pelo Poder Judiciário, esquerda e todo um aparato, inclusive internacional, de interesses escusos”.

Hoje de manhã, Bolsonaro disse no cercadinho que o dia sete de Setembro será “uma fotografia para o mundo do que vocês querem” e que “só pode fazer alguma coisa se vocês assim o desejarem”.

Assista abaixo.