VÍDEO – Bolsonaro diz que “lamenta” atentado a Cristina Kirchner: “Mas quando levei facada teve gente que vibrou”

Atualizado em 2 de setembro de 2022 às 15:39
Presidente Jair Bolsonaro no Rio Grande do Sul
Foto: Eduardo Amaral/Estadão

O presidente Jair Bolsonaro (PL) lamentou nesta sexta-feira (2) o ataque sofrido pela vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner. Logo em seguida, o mandatário relembrou a facada que levou durante a campanha de 2018 e ironizou tentativas de associá-lo ao episódio.

“Já mandei uma notinha. Eu lamento. Agora: quando eu tomei a facada, teve gente que vibrou por aí. Lamento. Já teve gente que tentou colocar na minha conta já esse problema. O agressor ali, ainda bem que não sabia mexer com arma. Se soubesse, teria sucesso no intento”, disse Bolsonaro a repórteres durante visita na Expointer, feira agropecuária em Esteio (RS). Ele deve ficar na cidade até sábado (3).

A nota citada pelo presidente ainda não foi divulgada. O silêncio público de Bolsonaro sobre o acontecimento chegou a ser alvo de críticas de um senador da Argentina em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo.

O parlamentar argentino descartou possíveis ligações entre o ataque a Cristina e o bolsonarismo. “Sabemos que Bolsonaro vem fazendo declarações contra o peronismo, mas daí a associar as atitudes do agressor ao bolsonarismo é precipitado e raso”, afirmou Luis Naidenoff ao jornal.

O ataque sofrido por Cristina ocorreu na noite de quinta-feira (1º), em Buenos Aires. O autor do ataque é o brasileiro Fernando Andrés Sabag Montiel, que chegou a apontar uma arma para o rosto da mulher. A arma falhou no momento do disparo.

O homem foi contido pela multidão que aguardava Kirchner e, posteriormente, detido. Ele portava uma pistola Bersa calibre 22.

Veja vídeo

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link