VÍDEO: Bolsonaro é vaiado e xingado no Círio de Nazaré

Atualizado em 8 de outubro de 2022 às 14:41
Bolsonaro no Círio de Nazaré. Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (PL) foi vaiado neste sábado (8) ao visitar Belém, no Pará, para a celebração do Círio de Nazaré. Frequentadores receberam o chefe do Executivo com gritos de “Fora, Bolsonaro”.

A celebração em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré é considerada a maior festa católica do mundo e é reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil.

Em campanha, ele participou uma romaria fluvial em um rio da cidade num navio da Marinha na Baía do Guajará. Estava acompanhado das deputadas Bia Kicis (PL-DF) e Carla Zambelli (PL-SP).

Após ficar cerca de uma hora na embarcação principal da Marinha, Bolsonaro entrou em outra menor, acompanhado por assessores integrantes da campanha. Ele não desceu com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré e deixou o local nesta embarcação, seguido por motos aquáticas.

Apesar de negar que a ida à festa seja parte da campanha, a presença gerou incômodo.

Bolsonaro já vinha sendo alvo de críticas. Mais cedo, católico de araque, o presidente postou uma foto em seu Instagram e escreveu “Sírio de Nazaré”, com “S”.  Apagou depois que acusaram a palhaçada.

Bolsonaro e o “Sírio (sic) de Nazaré”

Internautas passaram a chamar o presidente de “católico de Taubaté” e a criticar sua religiosidade fake.

O ex-governador do Maranhão Flávio Dino (PT-AM), eleito senador pelo estado, chamou Bolsonaro de “falso religioso, que nada conhece da fé cristã”.

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL), criticou a participação do chefe do Executivo e declarou que “fé de todos os paraenses não pode ser sequestrada por uma candidatura à presidência”.

A Arquidiocese de Belém, responsável pela organização do evento, divulgou nota em que diz não ter convidado “qualquer autoridade seja em nível municipal, estadual ou federal”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link