VÍDEO: Bolsonaro mente que suicídio aumentou e dá gargalhada da desgraça que inventou

Atualizado em 4 de março de 2021 às 22:31
Bolsonaro, engraçadão. Foto: Reprodução

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), deu risada nesta quinta-feira (4) do suposto fato que vem espalhando, de que o número de homicídios vem aumentando durante a pandemia. le estava transmitindo uma live pela internet.

Ao ler a “notícia” de que lockdown aumentaria o número de suicídios, o que daria razão a uma suposição que fez meses atrás sobre um malefício que viria junto com a condição de isolamento, o presidente deu uma gostosa risada. Ele leu apenas o título de um texto publicado no jornal Gazeta do Povo, do Paraná.

“O que eu falei lá atrás? Hehehehehe. Será que eu tenho bola de cristal? Não, é que eu não sou burro”, disse Bolsonaro. O que ele não contou é que estava se baseando em um artigo que não traz qualquer dado científico, além de tratar unicamente de um quadro específico de uma região dos EUA.

Diz o texto publicado pelo jornal paranaense, do qual Bolsonaro propagou apenas o título:

Embora os dados agregados de suicídio dos EUA para 2020 não estejam disponíveis por alguns anos, devido a atrasos nos relatórios, os dados estaduais e municipais revelam tendências desanimadoras.

No condado de Pima, os suicídios no Arizona aumentaram 67% em 2020 em comparação com o ano anterior para crianças de 12 a 17 anos, e os suicídios infantis em todo o estado também aumentaram desde 2019. West Virginia viu um aumento repentino nas tentativas de suicídio de estudantes durante a pandemia.

Partes de Wisconsin relataram taxas de suicídio disparadas entre jovens em 2020, enquanto hospitais no Texas e na Carolina do Norte estão atendendo mais pacientes jovens que tentaram se suicidar.

Os dados do CDC mostram um aumento de 24% nas visitas de saúde mental da sala de emergência para crianças de 5 a 11 anos, em comparação com 2019. Entre adolescentes de 12 a 17 anos, esse aumento é de 31%. No verão passado, o CDC informou que um em cada quatro adultos jovens havia pensado em suicídio no mês anterior.

A série de suposições e informações dos EUA desacompanhadas de fonte foi suficiente para Bolsonaro dar boas risadas por uma suposta desgraça e achar que é esperto e, os outros, burros.