VÍDEO: Bolsonaro promete compensação aos estados para diminuir ICMS

Atualizado em 6 de junho de 2022 às 20:49
Jair Bolsonaro promete ressarcir estados que diminuírem o ICMS sobre combustíveis. Foto: Reprodução

Nesta segunda (6), Jair Bolsonaro prometeu compensação aos estados que diminuírem o ICMS sobre combustíveis e gás de cozinha. A ideia é ressarcir os governadores por uma redução na alíquota. “Nós pagaríamos ao senhores governadores isso que eles deixariam de arrecadar”, afirmou o presidente.

A proposta do governo ainda prevê que os impostos federais sejam zerados sobre a gasolina se os governadores reduzirem suas alíquotas para o teto de 17%, valor previsto em projeto de lei que tramita no Congresso Nacional.

Veja a fala de Bolsonaro:

Há uma proposta entre a União e os estados para diminuir o preço dos combustíveis. Após a resolução, há dois projetos a serem aprovados: um projeto de lei complementar, já votado na Câmara, que define alíquota máxima de ICMS para combustíveis, e uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição), que está em tramitação, que autoriza a União a ressarcir estados e municípios pelas perdas tributárias.

Em ano eleitoral, o presidente fez o anúncio ao lado dos presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado Federal, Rodrigo Pacheco. O segundo ainda não estabeleceu uma data para a análise da proposta na casa legislativa.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link