Após mais de dois meses de guerra, o presidente Jair Bolsonaro se dirigiu pela primeira vez aos ucranianos. Durante discurso, o presidente falou para uma “grande comunidade de ucranianos” do Paraná e afirmou:
“Este governo, mesmo em silêncio ou em contatos variados, tudo fazemos para que a paz seja reestabelecida no país de origem de vocês. Não queremos mortes, queremos paz”. Veja o vídeo:
Após 77 dias de guerra, @jairbolsonaro se dirige pela primeira vez ao povo ucraniano: “não queremos mortes, queremos paz”.
Presidente afirmou que ‘mesmo em silêncio ou em contatos variados’, governo busca maneiras de reestabelecer a paz. pic.twitter.com/f02shvUppG
— Metrópoles (@Metropoles) May 11, 2022
O presidente participa da Expoingá, a feira agropecuária de Maringá, no norte do Paraná nesta quarta (11).
É a primeira vez que o mandatário falou aos ucranianos desde que o conflito teve início, há 77 dias. Em fevereiro, ele afirmou que manteria a “neutralidade” sobre a guerra.
A posição assumida por ele na ocasião contrariava diversos líderes mundiais, que se manifestaram contra a Rússia e mobilizaram esforços militares.
Em março, Vitorio Sorotiuk, presidente da Representação Central Ucraniano-Brasileira, não escondeu sua decepção com a postura do mandatário. Segundo ele, Bolsonaro recusou um convite de visita ao país e “ofendeu o presidente da Ucrânia e virou as costas”.