VÍDEO – Bolsonaro volta a dizer frase racista para apoiador: “Tu pesa mais de 7 arrobas, né?”

Atualizado em 12 de maio de 2022 às 14:40
Jair Bolsonaro

Em conversa com apoiadores no cercadinho do Palácio da Alvorada, o presidente Jair Bolsonaro (PL) repetiu a expressão preconceituosa com a qual causou polêmica em outras duas ocasiões. Ele perguntou a um eleitor quantos “arrobas” pesava. Arroba é uma unidade de medida usada na agropecuária para medir peso de bovinos.

Sem aparecer nas imagens, o homem contava que foi levantado por parte da multidão em um encontro recente com Bolsonaro. O ex-capitão ria do relato quando emendou o comentário.

“Conseguiram te levantar, porra? Tu pesa o quê? Mais de sete arrobas, né?”, disse, causando gargalhadas entre os bolsonaristas.

O apoiador não responde a pergunta e Bolsonaro então relembra os outros episódios, que ocorreram em 2017 e 2020. “Sabia que já fui processado por isso? Chamei um cara de oito arrobas”, afirmou ele, como se isso fosse motivo de orgulho.

Assista:

Bolsonaro e as arrobas

Na primeira ocasião em que fez a ofensa, em 2017, o presidente disse que quilombolas e indígenas atrapalhavam a economia, durante uma palestra no Rio de Janeiro. Ao relatar uma visita que tinha feito a um quilombo, ele destacou que o “afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas.”

“Eu fui num quilombo. O afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas. Não fazem nada! Eu acho que nem pra procriador ele serve mais. Mais de 1 bilhão de reais por ano é ‘gastado’ com eles”, afirmou.

Em 2020, O chefe do Executivo perguntou a uma pessoa negra “quantos arrobas” ela pesava. O comentário foi direcionado ao deputado bolsonarista Hélio Lopes, autodenominado ‘Hélio Negão’.

“Era pancadaria o tempo todo [em referência às eleições de 2018], qualquer palavra minha. Falei realmente, né, aquele negócio lá do… ‘Ô Hélio, tudo bem, Hélio? Tranquilo aí? Você pesa quantos arrobas, Hélio?’”, disse Bolsonaro.