VÍDEO: Bomba explode próximo à escola que abriga grupo de brasileiros em Gaza

Atualizado em 14 de outubro de 2023 às 7:52
Bomba explode próximo a escola de Gaza. Foto: Frame/Shaed Albanna

Uma área próxima a uma escola na cidade de Gaza, onde 19 brasileiros se encontram, foi alvo de bombardeio na última sexta-feira (13). O grupo está aguardando a ação do governo brasileiro para sua retirada, uma vez que a região se tornou insegura após um ultimato de evacuação emitido por Israel na região norte da Faixa de Gaza.

A brasileira Shahed Albanna, de 18 anos, presente no local, gravou um áudio no qual é possível ouvir o som das explosões de bombas nas proximidades da escola. Posteriormente, Shahed gravou um vídeo que retrata pessoas abrigadas em um único cômodo da escola como medida de proteção contra possíveis ataques.

A embaixada brasileira em Ramala, na Cisjordânia, informou que o ônibus destinado a retirar os brasileiros demorou a chegar devido a bombardeios na via principal da cidade de Gaza ao longo do trajeto. Como a noite já havia caído, tornou-se perigoso viajar de Gaza a Khan Younis. Dessa forma, os brasileiros passarão a noite na escola e continuarão a viagem amanhã de manhã, no horário de Brasília.

Está previsto que o veículo deixe a cidade de Gaza na madrugada deste sábado (14) levando em consideração o horário de Brasília. Além disso, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil comunicou que a embaixada brasileira em Tel Aviv formalmente solicitou ao Governo de Israel que evite bombardeios na escola.

O MRE também divulgou informações indicando que outro grupo de brasileiros, incluindo o palestino-brasileiro Hasen Rabee, que está em Khan Younis, aguarda uma oportunidade para deixar a área. A informação foi divulgada pela Agência Brasil.

Israel emitiu um comunicado às Nações Unidas, estipulando que a região norte da Faixa de Gaza, habitada por 1,1 milhão de pessoas, deve ser evacuada em 24 horas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu uma revisão da ordem, argumentando que não há tempo suficiente para retirar todos os habitantes, e expressou temores de uma crise humanitária eminente.

“Como é possível que 1,1 milhão de pessoas possam ser evacuadas de uma área densamente povoada em menos de 24 horas, em meio a um cenário de guerra? Fico apreensivo ao pensar nas possíveis consequências humanitárias dessa ordem de evacuação”, afirmou Martin Griffiths, Subsecretário-Geral da ONU para Assuntos Humanitários e Coordenador de Ajuda de Emergência.

Na última quinta-feira (12), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou com o presidente de Israel, Issac Herzog, e fez um apelo pela abertura de um corredor humanitário que permita que as pessoas deixem a Faixa de Gaza.

Assista abaixo:

 

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link