VÍDEO: Caetano Veloso não consegue responder questão sobre suas canções no ENEM

Atualizado em 7 de novembro de 2023 às 12:24
Caetano respondendo questão do ENEM

No Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), realizado no dia 5, uma música de Caetano Veloso foi usada em uma das questões. Paula Lavigne, esposa do cantor, questionou-o sobre a resposta correta, e até mesmo o próprio artista demonstrou dúvidas.

A questão do exame perguntava o que as letras das canções Alegria, alegria Anjos Tronchos tinham em comum, “embora oriundas de momentos históricos diferentes”.

Em um vídeo, Caetano, vestindo pijama, analisou a pergunta em seu celular. Inicialmente, ele expressou incerteza: “Quando li, achei que todas as alternativas se aplicavam”, afirmou. Ele prosseguiu discutindo a opção A: “‘Referência às cores como elemento de crítica aos costumes contemporâneos’, na verdade, isso está presente em ambas as letras”.

Logo depois, Paula sugeriu que a resposta correta seria a B, uma alternativa que apareceu na maioria dos gabaritos não oficiais. Caetano, então, refletiu: “‘Percepção da profusão de informações gerada pela tecnológica’. Isso faz sentido. Vamos de B.”

O artista também considerou a alternativa C, que aborda a “contraposição entre os vícios e as virtudes da vida moderna”, e reconheceu que essa temática poderia estar presente nas duas canções. Em seguida, ele avaliou a alternativa D – “busca constante pela liberdade de expressão individual”. “Eu achei que era essa, mas aí todo mundo falou: ‘não, é B'”, disse Paula. “Eu acho [que é essa] também”, concordou Caetano.

Ele ainda mencionou que a opção E, que se refere à “crítica à finalidade comercial das notícias”, também parecia adequada. No entanto, após uma análise mais detalhada, ele concluiu: “B e D são, aparentemente, as alternativas mais acertadas”.

Confira abaixo:

Questão sobre Caetano Veloso no Enem 2023.
Questão sobre Caetano Veloso no Enem 2023. Foto: Reprodução/Enem 2023

Participe de nosso canal no WhatsApp

Entre em nosso canal no Telegram