
O deputado José Medeiros (PL-MT) ofendeu a advogada Izabella Gomes nesta quinta-feira (23), durante sessão da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O episódio ocorreu enquanto os parlamentares ouviam o depoimento da empresária Thaisa Hoffmann Jonasson, que optou por permanecer em silêncio diante das perguntas.
Durante sua fala, o parlamentar bolsonarista fez referência irônica a um país chamado “Banania”, em crítica à atuação de advogados em comissões parlamentares. Ele afirmou que alguns defensores seriam “de porta de cadeia”, expressão usada para desqualificar profissionais da área. Izabella interrompeu o parlamentar e pediu a palavra, o que irritou Medeiros.
A discussão subiu de tom quando o deputado ordenou que a advogada “ficasse no seu lugar”. Aos gritos, ele afirmou: “A senhora fique no seu lugar, que eu estou no meu lugar. A senhora não fale comigo assim”. Izabella respondeu: “O senhor está falando com uma advogada”, levantando-se durante o confronto.
O presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), tentou intervir e pediu calma às partes. Mesmo assim, o deputado insistiu, dizendo: “Advogado de quadrilha não vai me fazer baixar o meu mandato. Eu represento o Estado. Cala a boca!”. A advogada ameaçou deixar a sala.
A agressão verbal do bolsonarista interrompeu os trabalhos por alguns minutos, até que os ânimos foram contidos. A sessão tratava de possíveis fraudes em benefícios previdenciários, um dos principais focos da comissão criada para investigar desvios dentro do INSS.