VÍDEO: Câmera flagra bolsonaristas colocando bomba em caminhão perto do aeroporto de Brasília

Atualizado em 16 de janeiro de 2023 às 10:39
Imagens mostram bolsonaristas deixando bomba em caminhão de combustível no DF – Foto: Reprodução/TV Globo

Neste domingo (15), a Justiça do Distrito Federal aceitou a denúncia do Ministério Público contra três simpatizantes do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que tentaram explodir uma bomba perto do aeroporto de Brasília na véspera do Natal. Câmeras de segurança registraram a ação.

De acordo com informações do Fantástico, da TV Globo, o monitoramento da tornozeleira eletrônica de Wellington Macedo de Souza permitiu que a polícia refizesse os passos deles na véspera de Natal do ano passado. O bolsonarista teve a prisão decretada por Alexandre de Moraes por incentivar atos antidemocráticos no dia 7 de setembro de 2021.

Wellington Macedo de Souza – Foto: Reprodução

A polícia também já havia revelado a identidade de George Washington Oliveira de Sousa, preso que confessou ter montado e colocado uma bomba em um caminhão de combustível, em Brasília. A identidade de Alan Diego dos Santos Rodrigues também foi relevada. Ele foi citado por George em seu depoimento.

George e Alan, dois dos três acusados pela tentativa de explosão de uma bomba em Brasília – Foto: Reprodução

Segundo a investigação da Polícia Civil do DF, Alan recebeu a bomba de George no acampamento golpista em frente ao Exército, em Brasília. Em seguida, Wellington dirigiu até o local do atentado. Com a ajuda das câmeras de segurança de uma loja e do caminhão onde a bomba foi plantada, é possível ver o momento em que o carro de Wellington se aproxima do veículo, para que Alan coloque a bomba.

A investigação também mostrou que a bomba foi acionada, mas não funcionou por um erro técnico na montagem. “Existia um sistema de acionamento que foi acionado, mas por um erro técnico na montagem, a bomba não explodiu”, revela Renato Martins Carrijo, perito criminal da Polícia Civil/DF.

“Por se tratar de um caminhão de transporte de combustível, de início, a gente já imaginaria que ele ia causar um incêndio. Esse incêndio ia aumentar a pressão de um dos reservatórios do tanque de combustível até causasse uma explosão. Na zona vermelha, a gente considera que seria a zona letal”, explica o perito Valdir Pires Dantas Filho.

Veja o vídeo:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link