
Um vídeo registrado pelas câmeras de segurança do Palácio do Planalto mostra como os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tiveram facilidade para acessar o terceiro andar, local onde está localizado o gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante invasão no último dia 8.
Nas imagens feitas de dentro da sala de audiência, um golpista com camisa amarela usa o mastro de bandeira para quebrar o vidro da mesa que exibia documentos históricos. Em seguida, o mesmo homem bate com o mastro e quebra um armário de vidro. Depois do ato, recebe um cumprimento de um colega invasor.
Na mesma gravação, um outro bolsonarista, com o rosto coberto por uma camisa amarela, atira um mastro contra a porta de vidro da sala de audiência. A porta não quebra. Logo depois, um terceiro invasor chega, força a porta e consegue abri-la.
Oito pessoas entram então na sala. Dois deles usavam máscara de proteção respiratória para não inalar fumaça de bombas de gás lacrimogêneo.
Apesar de estar a apenas poucos metros do local, o gabinete presidencial não chegou a ser invadido. Já que a porta que dá acesso é blindada.
Veja o vídeo: