VÍDEO: China liga sirenes de defesa com chegada de Nancy Pelosi a Taiwan

Atualizado em 2 de agosto de 2022 às 14:13
Sirenes são acionadas por autoridades chinesas em Fujian

A presidente do Congresso dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, chegou nesta terça-feira (2) a Taiwan, apesar das ameaças chinesas de “consequências desastrosas” em caso de visita ao território.

No momento em que o avião de Pelosi entrou no espaço aéreo de Taiwan, sirenes começaram a soar em Pequim e na região de Fujian, na China, que fica de frente para o destino da representante norte-americana.

Vídeos divulgados nas redes sociais mostram as sirenes de defesa acionadas com a chegada de Pelosi a Taiwan.

Veja o vídeo:

Aeronaves chinesas começaram a cruzar o estreito de Taiwan, que separa a China continental da ilha reivindicada por Pequim, assim que o avião de Pelosi iniciou o pouso, conforme anunciou o canal de TV estatal chinês CGTN.

Segundo afirmou Pelosi em suas redes sociais, a visita tem o objetivo de “reafirmar o apoio a um parceiro e promover interesses comuns, incluindo um Indo-Pacífico livre e aberto”. Sobre as declarações da China, ela disse que esta visita “não contradiz a política” dos Estados Unidos, afirmando ainda que “a solidariedade da América com o povo de Taiwan é mais importante que nunca”.

A agência de notícias CNA, de Taiwan, informou que a Marinha de Guerra chinesa estava a caminho da ilha de Lanyu, no sudeste de Taiwan.

Os Estados Unidos também mobilizaram porta-aviões próximos da ilha e estão em alerta.

A China reivindica o território e considera Taiwan uma província rebelde desde 1949, quando nacionalistas do Kuomintang se retiraram para lá depois de perder a guerra civil contra os comunistas.

Taiwan é uma das principais fontes de conflito entre a China e os EUA, especialmente por Washington fornecer armas a Taiwan, que seria o seu maior aliado militar em caso de conflito com o país asiático.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link