VÍDEO: Colisão no Porto de Santos faz tripulação de navio saltar no mar

Atualizado em 17 de fevereiro de 2026 às 7:49
Navio porta-contêineres bate em balsas no Porto de Santos. Foto: Reprodução

Um navio porta-contêineres, de bandeira de Singapura, bateu em duas balsas que atravessavam o canal do Porto de Santos por volta das 21h30 desta segunda-feira (16), obrigando tripulantes a saltarem no mar. A colisão envolveu as embarcações FB-14 e FB-15 durante a travessia entre Santos e Guarujá, no litoral paulista, conforme informações do G1.

Segundo a Praticagem, as balsas estavam sem veículos e passageiros no momento do impacto e transportavam apenas quatro tripulantes — o comandante e três marinheiros. Com a aproximação do navio, eles pularam na água e foram resgatados sem ferimentos por lanchas da entidade.

O navio envolvido é o Seaspan Empire, que atingiu primeiro a balsa FB-15 e depois a FB-14, esta última fora de operação e sendo rebocada. O acidente ocorreu em frente ao Armazém 35, quando a embarcação deixava o canal por falta de espaço para atracar.

Circunstâncias do acidente

O porta-contêineres havia saído do Rio de Janeiro na sexta-feira (14) e tinha previsão de atracação em Santos na segunda-feira. Imagens registradas da costa mostram o momento do impacto e a reação de pessoas que acompanhavam a movimentação no porto.

Após a colisão, as balsas permaneceram atracadas no lado de Santos, fora de operação, aguardando orientações das autoridades marítimas.

Em nota, a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), por meio da Coordenadoria de Travessias, informou que acompanha a apuração do caso. Segundo a pasta, “A travessia de balsas entre as cidades opera normalmente com as demais embarcações da frota”.

A Capitania dos Portos de São Paulo foi acionada para adotar as providências necessárias, enquanto a Autoridade Portuária de Santos também foi procurada para esclarecimentos sobre o acidente.

Confira: