VÍDEO: Com Elon Musk já no Brasil, Bolsonaro chega em hotel para encontro sobre Amazônia

Atualizado em 20 de maio de 2022 às 11:00
Elon Musk chega ao Brasil para reunião com Bolsonaro sobre Amazônia
Elon Musk
Foto: Reprodução

Na manhã desta sexta-feira (20), o empresário bilionário Elon Musk pousou no Brasil para um encontro com o presidente Jair Bolsonaro (PL). A reunião ocorrerá hoje em Porto Feliz, no interior de São Paulo. O empreendimento escolhido é um hotel de luxo, com diárias de quase R$ 3 mil.

Com atividades desde 2011, o hotel Fasano Boa Vista fica a uma hora de São Paulo, conforme o próprio site informa, e a 50 quilômetros do São Paulo Catarina Aeroporto Executivo Internacional, em São Roque, onde o Musk pousou por volta das 9h. O hotel fica a 19 quilômetros de Centro de Porto Feliz.

Por meio de suas redes sociais, o presidente divulgou o encontro na última quinta-feira (19). No anúncio ele afirmou que iria para São Paulo, onde teriam um encontro amanhã com uma pessoa reconhecida no mundo todo, “que vem para ajudar a nossa Amazônia.”

A reunião, aguardada por outro empresários, Musk deve falar por 30 minutos sobre como a tecnologia pode auxiliar na proteção da Amazônia e promover educação. Em novembro de 2021, o Ministério das Comunicações anunciou parceria com a SpaceX, para conectar áreas remotas do Brasil com satélites de baixa altitude.

Bolsonaro já se encontra presente no local da reunião. Presidente desceu do carro e cumprimentou policiais, mas não respondeu perguntas da imprensa. Confira abaixo:

Fábio Faria, ministro das Comunicações, postou sobre o encontro e marcou alguns ministros que estarão no encontro de Bolsonaro com Musk. “Nessa sexta-feira, o Ministério das Comunicações vai realizar um evento sobre a Amazônia, que vai contar com a presença do presidente Jair Bolsonaro e ministros Ciro Nogueira, General Heleno, Paulo Sérgio e Carlos França.”

“Está no Brasil, a convite do ministro Fábio Faria, o empresário Elon Musk, da Tesla. A busca de projetos de tecnologia em favor dos brasileiros é o que move o ministro, que mais uma vez na vanguarda promove proveitoso encontro com o presidente Jair Bolsonaro, em que estarei presente”, escreveu em suas redes sociais o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.

O encontro acontece em meio a plena devastação da floresta amazônica e a destruição das terras Yanomamis pelo garimpo ilegal, crimes são financiados e apoiados por Bolsonaro.

Anteriormente, no dia 03 de maio, ele criticou o posicionamento do ator Leonardo DiCaprio sobre a destruição do ecossistema, agora trás outro estrangeiro para discutir sobre o assunto.

“Não adianta fazer videozinho mentiroso falando que está pegando fogo na Amazônia, [que] vai mudar o clima no mundo, isso não funciona. Está lá o DiCaprio, lá colocando fotografia de 20 anos atrás. Agora, o próprio DiCaprio tem que saber que a própria diretora da OMC [Organização Mundial do Comércio] falou que sem o agronegócio brasileiro o mundo passa fome. Então, é bom o DiCaprio ficar de boca fechada ao invés de ficar falando besteira por aí”, escreveu Bolsonaro.

Segundo dados do Deter, desenvolvido pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a partir de 2019, quando Bolsonaro assumiu a presidência, houve um crescimento de 85,3% comparado com 2018 em desmatamento na região, 9.177,74 km². Em 2020, a área afetada caiu, mas se manteve mais alta que nos anos anteriores. No ano, foram 8.417,26 km². Já em 2021, foram 8.218,78 km².

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link