VÍDEO – Comercial de Ontário com Reagan gera crise diplomática entre EUA e Canadá

Atualizado em 25 de outubro de 2025 às 6:43
Ronald Reagan, 40º presidente dos Estados Unidos, durante comercial contra tarifas

Um comercial produzido pelo governo da província de Ontário, exibindo trechos de um discurso de Ronald Reagan, 40º presidente dos Estados Unidos, causou uma crise diplomática entre os EUA e o Canadá. O vídeo foi visto como um ataque político por Donald Trump, que suspendeu as negociações comerciais com o Canadá, acusando o governo de Ontário de criar uma versão “falsa” e “manipulada” do discurso de Reagan.

O comercial, transmitido em redes de TV americanas e durante a série da Liga Americana de Beisebol, apresenta um trecho de um discurso de 1987 de Reagan, onde ele defende o livre comércio e critica as tarifas protecionistas. “Quando alguém diz: vamos impor tarifas sobre importações estrangeiras, parece que estão fazendo o que é patriótico, protegendo produtos e empregos americanos. E às vezes, por um curto período, funciona, mas só por um curto período”, diz Reagan no vídeo.

A Fundação e Instituto Presidencial Ronald Reagan criticou o uso do material, afirmando que o governo de Ontário não pediu permissão para editar o discurso. A fundação alegou que o vídeo “deturpa” o conteúdo original e omite partes em que Reagan defendia ações contra práticas comerciais desleais, como as dos semicondutores japoneses. “A campanha utilizou áudio e vídeo seletivos do presidente Reagan”, declarou a instituição.

Após a repercussão, o presidente Trump usou o Truth Social para classificar o comercial como “falso” e acusou Doug Ford, premiê de Ontário, de manipular a imagem de Reagan para fins políticos. Ford, no entanto, defendeu a ação dizendo que queria apenas “transmitir as palavras de Ronald Reagan ao povo americano”, destacando que o vídeo não tinha intenção maliciosa, mas sim um caráter informativo para republicanos.

O premiê canadense, Justin Trudeau, reagiu à suspensão das negociações, afirmando que o Canadá está pronto para retomar os diálogos comerciais assim que os EUA estiverem preparados. Segundo ele, as equipes de ambos os países já estavam avançando em discussões sobre aço, alumínio e energia. A crise diplomática gerou um impasse, especialmente no momento em que ambos os países tentavam revisar tarifas e acordos comerciais. A Fundação Reagan, por sua vez, está considerando ações legais contra o governo canadense.

Sofia Carnavalli
Sofia Carnavalli é jornalista formada pela Cásper Líbero e colaboradora do DCM desde 2024.