VÍDEO: O que é o “racismo reverso”

Atualizado em 16 de janeiro de 2022 às 19:54
Foto de Aamer Rahman
Foto: Reprodução / YouTube

Aamer Rahman, um famoso humorista saudita, viralizou nas redes sociais após realizar um discurso contra o racismo, em um esquete chamada “Racismo Inverso”.

No vídeo, que foi publicado no YouTube, o artista fala sobre os processos de colonização da África, Ásia, América e Oriente Médio para contextualizar a questão do preconceito racial.

Em um trecho do vídeo, ele diz que “se você perguntar a algum negro ele vai dizer sem rodeios que não há como racismo reverso, mas eu não concordaria com isso. Eu acho que existe racismo reverso, e eu poderia ser um racista reverso, se eu quisesse. Eu precisaria de uma máquina do tempo. E eu entraria na máquina do tempo. E voltaria ao período anterior à colonização do mundo pela Europa. E convenceria líderes da África, Ásia, Oriente Médio e América do Sul invadir e colonizar a Europa”.

Leia mais:

1 – Elio Gaspari diz que Moro pode abrir mão de candidatura à Presidência; Saiba o motivo

2 – Diretor do Butantan defende autonomia da Anvisa sobre decisão da Coronavac para crianças

3 – Jovem é atingido por avião pilotado pelo pai e morre em SP

Vídeo de Aamer Rahman tem quase 400 mil visualizações na rede social

O vídeo foi publicado por um internauta, que disponibilizou as legendas em português e conta com cerca de 934 comentários. Rahman tem ascendência de Bangladesh e também é conhecido como integrante da dupla Fear of a Brown Planet.

Em outros trechos, Rahman diz que a Europa ocupou, roubou e espoliou terras de ex-colônias nos continentes considerados ‘subdesenvolvidos. “Com o tempo, eu me asseguraria de criar sistemas para me privilegiar. Negros e pardos em todas as oportunidades sociais, políticas e econômica. E os brancos não teriam nenhuma esperança verdadeira de autonomia. A cada 20 anos eu inventaria alguma guerra falsa. Com a desculpa de bombardeá-lo de volta à idade da pedra. E diria que é para o bem deles, porque sua cultura é inferior”, disse o humorista no vídeo.

“Após séculos e séculos disso, eu subiria no palco e diria: ‘Ei, qual o problema com os brancos? Por que eles não conseguem dançar?’. Isso seria racismo reverso”, concluiu.

Assista o vídeo:

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.