VÍDEO: Débora Diniz explica por que Weintraub não é um exilado, mas um potencial fugitivo

Débora Diniz

“Exílio é uma categoria muito pobre na ordem jurídica brasileira. Ela não está na Constituição Federal e não está na Lei de Migração. O que há no nosso ordenamento constitucional é a proibição do banimento”.

Ao lado de Jean Wyllys, Débora Diniz explica por que, diferente do ex-deputado ao seu lado, Weintraub é um fugitivo:

“O Estado não pode fazer uso do banimento, nem do desterro, como instrumento de repressão política. Mas é entre esse jogo do silêncio sobre o exílio e sobre a proibição do banimento, que eu passo a mostrar que o desterro está em curso na sociedade brasileira pela força clandestina e paralela das milícias virtuais. Não sei quem a conduz ou as lidera, porém estou segura que elas pertencem à ordem política dominante. Desterrar o Jean Wyllys, a Márcia Tiburi e a mim é confortante para um governo que desdenha dos princípios dos direitos humanos”.

O jornalismo do DCM precisa de você para continuar marcando ponto na vida nacional. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de R$ 10, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado!