VÍDEO: Deputada bolsonarista é desmentida ao vivo na CNN e ameaça processar Fernanda Melchionna

Atualizado em 25 de julho de 2023 às 20:29
Fernanda Melchionna (PSOL-RS) e Julia Zanatta (PL-SC). Foto: reprodução

As deputadas federais Fernanda Melchionna (PSOL-RS) e Julia Zanatta (PL-SC) protagonizaram um intenso debate no programa “2 Lados”, da CNN, nesta terça-feira (25). A discussão girou em torno da intenção da oposição ao governo de derrubar o decreto de Lula (PT) que trata sobre as políticas de armamento no Brasil. No entanto, o embate se tornou tenso quando a bolsonarista Zanatta interrompeu diversas vezes a colega parlamentar para defender informações que foram apontadas como falsas, ameaçando-a de processo.

Enquanto a deputada do PSOL explicava que a queda no número de homicídios no Brasil não tem relação com as políticas de liberação de armamento sob o governo de Jair Bolsonaro (PL), que as informações de Zanatta eram falsas, a bolsonarista reagiu ameaçando Melchionna de processo.

As informações apresentadas pelas deputadas baseavam-se na 17ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que destacou o menor número de homicídios dolosos no Brasil em 12 anos. Contudo, segundo o material divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a redução de mortes desde 2017 não estava diretamente relacionada ao aumento da venda de armas no país. Fernanda Melchionna ressaltou que a diminuição da letalidade ocorreu em função de políticas estaduais e outros fatores indicados pelo Anuário.

“Houve uma redução na letalidade por conta de políticas estaduais e por conta de três ou quatro fatores apontados pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que a deputada [Julia Zanatta] leu a orelha, leu a vírgula, leu a chamada, mas não leu o conteúdo da matéria produzida pelos principais especialistas no Brasil”, argumentou Melchionna.

Ainda de acordo com estudo, a deputada gaúcha explicou que o “aumento do número de armas em circulação aumenta a violência, seja ela domestica familiar, seja ela na rua, seja violência daqueles criminosos que assaltam as pessoas que têm armas legalizadas para roubar essas armas, seja em situações de briga de trânsito”.

“Então menos, deputada. Aqui não é tuas redes sociais para mentir de forma sistemática ou mesmo fazer apologia à violência”, emendou, Melchionna, motivando a ameaça de processo por parte de Zanatta.

Após a interrupção da parlamentar bolsonarista, o áudio dela foi cortado, permitindo que a Melchionna conseguisse explicar o que seria a apologia: “Apologia à indústria armamentista como tu fizeste com uma metralhadora, com os quatro dedos”, em menção a uma foto polêmica em que Julia Zanatta posou armada com uma camiseta que trazia a ilustração de uma mão perfurada por um tiro, sem o dedo mindinho, em referência ao ex-presidente Lula.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link