A deputada federal Daiana Santos (PCdoB) foi vítima de ameaça de morte e de ataques racistas, recebidos por e-mail na manhã desta terça-feira (20). A parlamentar, que representa o Rio Grande do Sul, prontamente registrou um boletim de ocorrência na Delegacia da Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados, denunciando o ocorrido.
Em suas redes sociais, ela se manifestou sobre o caso através de um vídeo, no qual reafirmou sua determinação em continuar seu trabalho parlamentar. “O meu perfil incomoda e causa estranheza naqueles que desejam que a política continue sendo um lugar ocupado por um perfil específico. Por isso, repito: não irão me silenciar”, declarou a deputada, enfatizando que não cederá às intimidações.
NÃO VÃO ME CALAR! ✊🏽📢
Recebi uma grave ameaça nesta manhã. Um criminoso enviou um e-mail com uma mensagem com teor racist@ e misógino me ameaçando de mort3! 🧶 pic.twitter.com/PekMKwtHfx
— Daiana Santos (@daianasantospoa) August 20, 2024
A presidente da Comissão dos Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial, ao comentar o episódio, destacou que a ameaça reflete o incômodo gerado pela ampliação da representação política de minorias:
“O envio desse tipo de ameaça em meio ao período eleitoral não é por acaso. Há uma ampliação nas candidaturas de negros e negras, além da crescente visibilidade das pessoas LGBTI+. Isso incomoda e gera reações violentas por parte daqueles que querem manter o status quo”.
O texto da ameaça continha expressões racistas e preconceituosas, afirmando que a deputada “jamais será reconhecida como uma cidadã legítima do RS” e que ela é uma “vergonha para o estado onde a grande maioria da população é branca”. O autor da mensagem criminosa também utilizou termos ofensivos, como “macaca”, e ameaçou assassinar pessoas negras, LGBTI+ e nordestinos.