VÍDEO: Deputado de MG se retrata na Assembleia Legislativa sobre ofensas a Maria do Rosário

Atualizado em 6 de março de 2018 às 18:21

 

Na semana que marca o Dia Internacional da Mulher, também comemoramos mais uma vitória contra o machismo.

Na sessão desta terça-feira (6) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, um deputado que havia nos atacado foi obrigado a se retratar publicamente, pedindo desculpas a mim e a todas as mulheres pela agressão injustificável.

Saúdo o Ministério Público daquele Estado, na pessoa do promotor de Justiça, Daniel de Oliveira Malard, por ter intermediado este pedido de desculpas.

A retratação é simbólica e representa o resgate de princípios de respeito à dignidade humana que cabe a todos os cidadãos observar. Ainda mais fundamental que sejam observados por quem exerce autoridade pública, que devem ser exemplo positivo para a sociedade.

Procuro sempre realizar um bom debate, no âmbito respeitoso da política. O ódio não pode ter assento nos parlamentos, casas de diálogo e debates que têm a responsabilidade de construir e qualificar a democracia.

O pedido público de desculpas também é uma vitória contra as criminosas notícias falsas. Nosso mandato tem sido vítima quase que diariamente destas “fake news”, fabricadas pelos que semeiam o ódio e mentem para sobreviver politicamente. Inventam notícias e as reproduzem a partir de sites que desprezam a verdade. A agressão do parlamentar se deu a partir de uma destas notícias falsas na Internet.

Em nome da verdade temos feito a opção de enfrentar agressões na Justiça. Com isto, uma série de vitórias tem sido asseguradas e outras mais virão.

Sigo firme e intransigente na defesa dos direitos das mulheres e de todos e todas que têm os seus direitos e dignidade atacados. Mais uma vez compartilho esta conquista com todas as mulheres brasileiras.

Deputada federal Maria do Rosário (PT-RS)