VÍDEO – Deputado do MBL passa vergonha e é humilhado por colega após fala transfóbica

Atualizado em 6 de outubro de 2023 às 17:22
Guto Zacarias (União Brasil-SP) e Guilherme Cortez (PSOL-SP). Foto: reprodução

Na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), o deputado Guilherme Cortez (PSOL) desmantelou argumentos usados pelo deputado Guto Zacarias (União-SP) baseados em fake news sobre cirurgias de redesignação sexual, realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Cortez não poupou palavras ao confrontar Guto, membro do Movimento Brasil Livre (MBL), que havia repetido essas informações falsas como parte de seus ataques à comunidade de travestis e transexuais. Ele começou questionando a alegação sobre cirurgias em menores de idade, informando que a legislação brasileira proíbe categoricamente tais procedimentos.

“O Brasil não realiza cirurgia de redesignação sexual em menores de idade e o deputado Guto sabe disso. Quantas vezes vai ser necessário trazer profissionais médicos aqui para que essa informação seja aprendida?”, questionou Cortez.

Em seguida, ele esclareceu a Zacarias como funciona a regulamentação legal no Brasil em relação a esses procedimentos: “O Guto, pela segunda vez seguida, vem aqui e pergunta: ‘é verdade que o estado de São Paulo está amputando mamas saudáveis de menores de idade?’. Sendo que, com muita facilidade, pode-se buscar no Google a Resolução do Conselho Federal de Medicina de 2019, onde ele pode ler que não existe cirurgia de redesignação sexual em menores de idade”, explicou o deputado do PSOL.

Cortez também questionou a capacidade dos deputados da extrema-direita em compreender questões sensíveis e complexas como essa, sugerindo que essas ações podem ser apenas uma estratégia para ganhar destaque nas redes sociais e criar constrangimentos.

“Ou os deputados estão com dificuldade de compreensão cognitiva, de entendimento, ou eles estão fazendo isso apenas para fazer um corte nas redes sociais e gerar algum constrangimento. O deputado Guto e todos os deputados sabem: o AMTIGOS (Ambulatório Transdisciplinar de Identidade de Gênero e Orientação Sexual) não realiza cirurgia de redesignação sexual, o Brasil não realiza cirurgia de redesignação sexual em menores de idade, e o deputado Guto sabe disso […] Eu acho que a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo poderia estar usando o dinheiro público para investigar coisas mais importantes”, concluiu Guilherme Cortez.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link