A presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), Dilma Rousseff (PT), disse nesta terça-feira (13) que a participação do Brics no Produto Interno Bruto (PIB) global vai superar a do G7 até 2028.
A declaração ocorreu durante sua participação no World Government Summit, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
“O poder dos países do Brics tem crescido rapidamente, o que é uma boa base para entender a força que apoia o multilateralismo. Medindo pela paridade do poder de compra, os países do Brics já representam 31,5% do PIB global. Superando os países do G7, que têm 30,8%”, disse a presidente do banco.
Segundo Dilma, a participação dos Brics será ainda maior nos próximos quatro anos.
“De acordo com o FMI, em 2028, os países do Brics representarão entre 35 a 40% do PIB global, enquanto a participação do G7 cairá para 27,8%. Mesmo com dificuldades relacionadas à injusta ordem financeira internacional e do grande endividamento dos países em desenvolvimento, os números do FMI são uma bola ilustração desta nova tendência”, afirmou.
Veja o vídeo:
🌎📈 BRICS ultrapassará o G7 em PIB até 2028, diz Dilma
A participação do BRICS no PIB mundial aumentará para 35% a 40% até 2028, enquanto a do Grupo dos Sete (G7) cairá para 27,8%, afirmou a presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, Dilma Rousseff. pic.twitter.com/DWtbxU1Cfj
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) February 13, 2024