VÍDEO – Dino lembra passado socialista de Rogério Marinho após pergunta sobre “Bolsonaro serial killer”

Atualizado em 13 de dezembro de 2023 às 12:49
Flávio Dino, indicado ao STF, e o senador bolsonarista Rogério Marinho (PL-RN). Foto: Reprodução/TV Senado

Durante sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal, Rogério Marinho (PL-RN) questionou se Flávio Dino, indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF), teria parcialidade para julgar casos que envolvem o ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele afirmou que um ministro da Corte precisa de “isenção, imparcialidade e equilíbrio” e lembrou de críticas públicas feitas ao ex-mandatário.

“Quanto à isenção, vossa excelência fez afirmações como ‘Bolsonaro é um serial killer. É o próprio demônio’. Vossa excelência acredita que caso seja ministro do STF terá isenção para julgar Bolsonaro ou aqueles com afinidade com o bolsonarismo?”, questionou Marinho.

O parlamentar ainda lembrou que Dino já disse que o bolsonarismo é mais perigoso do que o tráfico de drogas e prosseguiu: “Esse tipo de abordagem depreciativa depõe contra a imparcialidade que um juiz deveria ter”.

O senador também chamou Dino de “grosseiro e deselegante” por reunião com representantes das big techs e o acusou de cometer “abuso de autoridade” na ocasião.

Em resposta, Dino afirmou que não vai se antecipar sobre uma possível suspeição para julgar casos envolvendo Bolsonaro.

“Em relação a casos concretos, é claro que eu não posso me pronunciar porque disso decorreria impedimento ou suspeição. Então, sobre inquéritos que lá tramitam, evidentemente eu vou me pronunciar no momento próprio, nos autos, e não agora, antecipadamente, porque isso quebraria os deveres de imparcialidade inerentes ao exercício da magistratura”, respondeu.

O ministro ainda afirmou que lembra de Marinho no período em que era deputado pelo PSB e que eles atuaram juntos na Câmara. “Tive a honra de ser deputado com ele, ao tempo ele era do Partido Socialista Brasileiro e nós atuávamos juntos, no mesmo bloco parlamentar na Comissão de Constituição e Justiça”, prosseguiu, dizendo que o período “marcou a amizade” entre eles.

Marinho reclamou da menção ao seu ex-partido e disse que Dino se referiu a ele de “forma jocosa”, em uma tentativa de “mostrar alguma contradição”.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.