VÍDEO: Dirceu diz que “a direita está ganhando a disputa político-cultural”

Atualizado em 15 de janeiro de 2024 às 15:50
José Dirceu em entrevista ao Pod13. Foto: reprodução

Em entrevista ao Pod13 Bahia, podcast do PT da Bahia, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu abordou diversos temas políticos, incluindo a atual situação do Partido dos Trabalhadores (PT), a ascensão da direita no Brasil e as estratégias para o futuro. Dirceu destacou a necessidade de uma “atualização política, teórica e de organização” para o PT diante do atual cenário.

“O Brasil está muito politizado, e em disputa político-cultural. E a direita está ganhando”, afirmou Dirceu, ressaltando a força de partidos como PL, PP, Republicanos, União Brasil e PSD. O ex-ministro expressou preocupação com o crescimento dessas legendas em nível nacional, tanto no âmbito parlamentar quanto na formação de diretórios e conquista de territórios.

Ao abordar as críticas autocríticas recentes feitas por lideranças do PT, incluindo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sobre a estrutura do partido, Dirceu concordou que é preciso repensar a atuação do PT. Ele enfatizou a importância da disputa político-cultural e territorial, destacando que o partido poderia ser “10 vezes maior” dada sua base eleitoral e social.

O ex-ministro lembrou que o PT passou por um recuo nos últimos anos devido a mudanças sociais e culturais, além da influência de partidos de direita. Ele mencionou a falta de mobilização nacional no primeiro de maio de 2023 como exemplo desse recuo.

Dirceu reforçou a importância do trabalho de base, concordando com Lula sobre a necessidade de retornar às raízes e fortalecer a militância. Ele destacou que o apoio às propostas econômicas do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deveria ter sido mais expressivo, classificando a falta de apoio como “quase uma covardia”.

Sobre as parcerias políticas, Dirceu sugeriu que o PT deve se reconstruir e se atualizar ao que foi no primeiro governo Lula. Ele apontou o MDB e o PSD como principais parceiros na construção do novo governo, ressaltando que, apesar das alianças, não significa unidade em questões econômicas.

Em relação às eleições deste ano, Dirceu vislumbra a possibilidade de o PT ampliar o número de vereadores, especialmente em municípios onde Lula possui uma expressiva votação. “Acho que podemos ampliar muito o número de vereadores. Lula tem 60% de voto em mais de 2 mil municípios brasileiros. Tem que eleger vereador nesses municípios, nem que seja um, dois”, comentou.

“Temos que disputar onde temos chances de vencer em cidades médias e grandes. E temos que nos apoiar nos aliados em que podem vencer. Nosso governo não é só do PT”, completou sobre as disputas municipais de 2024.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Augusto de Sousa
Augusto de Sousa, 31 anos. É formado em jornalismo e atua como repórter do DCM desde de 2023. Andreense, apaixonado por futebol, frequentador assíduo de estádios e tem sempre um trocadilho de qualidade duvidosa na ponta da língua.