Vídeo do Dia: as 300 famílias esquecidas nas obras do Itaquerão

Atualizado em 3 de abril de 2013 às 23:45

Os moradores da Comunidade da Paz vivem em condições precárias enquanto se ergue, ao lado, um estádio para a Copa do Mundo.

 

desenho

 

A Grão Filmes é uma produtora independente de vídeo que realiza trabalhos em diversas áreas (cinema, música publicidade etc). São antenadíssimos sobre o que acontece em São Paulo. A cineasta Alice Riff, uma das fundadoras, mandou para o Diário uma reportagem sobre a Comunidade da Paz, bairro nas cercanias do Estádio do Itaquerão. Os moradores sobrevivem em condições precárias, enquanto as obras são tocadas. Sem água, luz, segurança…

O melhor é deixar a Alice falar. Fala, Alice!

“A equipe da Grão Filmes foi a Itaquera, na zona Leste de São Paulo, ouvir os moradores da Comunidade da Paz, localizado a cerca de 1 quilômetro do Itaquerão em obras, que sediará a Copa do Mundo de 2014. Enquanto o Estado investe 800 milhões de dinheiro público na região de Itaquera, essas 300 famílias vivem em condições precárias, sem água, sem luz e saneamento básico. Ao invés de usar este mega evento para obras que tenham como objetivo amenizar as desigualdades sociais e territoriais, quem tem se favorecido parecem ser apenas as grandes construtoras. A Copa tem passado por cima das comunidades, de pequenos comércios, da cultura e identidade brasileira, e tudo às custas de dinheiro público. O video amplia o debate em torno da questão de habitação popular e mostra a resistência dos moradores desta comunidade.”