VÍDEO: Dupla é grosseira com Barroso e passa vergonha no Reino Unido: “Deficit de civilidade”

Atualizado em 25 de junho de 2022 às 16:48
Barroso rebateu os bolsonaristas

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso foi interrompido, de forma grosseira, por dois brasileiros. O fato ocorreu neste sábado (25), quando ele estava realizando uma palestra no Reino Unido e defendia o processo eleitoral brasileiro.

O magistrado explicou que, no período em que presidiu o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), entre 2020 e 2022, teve que ser resistente aos “ataques contra a democracia e impedir esse abominável retrocesso que seria a volta do voto impresso com contagem pública manual, que sempre foi o caminho da fraude no Brasil”.

A fala desagradou um homem e uma mulher, que decidiram interromper o ministro, chamando-o de mentiroso. Isto porque, na versão da dupla, os bolsonaristas nunca pediram contagem manual. Barroso pediu para que eles procurassem o fato na internet.

“O discurso oficial era, abro aspas, ‘voto impresso, com contagem pública manual’, fecho aspas. É só olhar”, rebateu Barroso. “Com todo respeito, se você entrar em qualquer lugar, vai ouvir do presidente da República, e da autora da proposta, que queria voto impresso com contagem pública manual. Esse é um fato. A partir daí, cada um pode achar o que quiser, mas esse é um fato”, acrescentou.

A dupla seguiu tentando interromper o ministro do STF, demonstrando total falta de educação. Com muita paciência, o magistrado ironizou o mau comportamento do homem e da mulher. “Esse é um dos problemas que nós estamos vivendo no Brasil, um déficit imenso de civilidade”, comentou.

“Uma coisa que aconteceu no Brasil é que o pensamento conservador, que é legitimo, foi capturado pela grosseria, ofensa, pela falta de respeito. O sujeito fala em nome de Deus ‘eu quero que você morra’, tudo contrário ao que o cristianismo prega. Portanto, acho que um choque de civilidade é o que precisamos”, acrescentou Barroso. “Precisamos regatar a capacidade de divergir com respeito, viramos um pais de ofensas”, concluiu.

Confira o vídeo:

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link