VÍDEO: “É crime. São suicidas”, diz Toffoli sobre empresários golpistas

Atualizado em 19 de agosto de 2022 às 16:53
Ministro Dias Toffoli, do STF
Foto: Reprodução

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli disse, nesta sexta-feira (19), que os empresários bolsonaristas que defenderam em um grupo de Whatsapp um eventual golpe de estado em caso de vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições, são “suicidas” e que “atentar contra o Estado Democrático de direito é crime”.

“Em relação à ação desses empresários, atentar contra a democracia é tipo penal, é crime no nosso país, assim como é nos Estados Unidos e na Europa. Nos países democráticos, atentar contra o Estado Democrático de direito é crime. Estou falando em tese, e não no caso concreto”, afirmou o ministro a jornalistas.

“Se empresários divulgam esse tipo de posicionamento (a favor de um golpe de estado), eles são suicidas, porque não há dúvida nenhuma de que Estados Unidos, Europa e os países democráticos vão retaliar o Brasil economicamente”, acrescentou Toffoli.

“Investidores vão embora, vai gerar desemprego no nosso país, vai gerar saída de capitais, vai fazer com que os nossos capitalistas mandem dinheiro para fora, porque vai ter uma desvalorização brutal da nossa moeda. Isso é loucura”.

O comentário do ministro é referente a conversas do grupo de Whatsapp “Empresários & Política”, do qual fariam parte grandes nomes da iniciativa privada. A revelação foi feita nesta semana pelo portal Metrópoles.

A reportagem mostra mensagens com manifestações de teor golpista que teriam ocorrido entre os empresários bolsonaristas Luciano Hang, dono da Havan; José Isaac Peres, controlador da administradora de shoppings Multiplan; Afrânio Barreira, do Grupo Coco Bambu; José Koury, proprietário do Barra World Shopping; Ivan Wrobel, sócio da W3 Engenharia; e Marco Aurélio Raymundo, dono da marca de roupas esportivas Mormaii.

Toffoli participou de um evento em São Paulo do grupo Esfera Brasil, coletivo de empresários fundado por João Camargo. Também discursaram no evento o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o ministro Fábio Faria (PP), das Comunicações.

Veja o vídeo:

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link