VÍDEO: Eduardo Bolsonaro diz que Daniel Silveira foi preso injustamente e teme futuro parecido

Atualizado em 2 de março de 2024 às 8:02
Eduardo Bolsonaro em entrevista ao Tucker Carlson. Foto: reprodução

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) revelou em entrevista a Tucker Carlson, ex-âncora da Fox News, seu receio de ser preso em virtude de suas declarações. O diálogo, transmitido nas redes sociais de Carlson na última quinta-feira (29), contou também com a participação de Paulo Figueiredo, comunicador de extrema-direita.

Durante a entrevista, repleta de alegações falsas, Eduardo Bolsonaro concordou com Carlson sobre a suposta fraude nas eleições brasileiras e a influência chinesa no governo. Ele destacou a prisão do deputado Daniel Silveira, condenado por ataques à Suprema Corte em um vídeo gravado em 2021.

“Tem um congressista na cadeia porque fez um vídeo, Tucker, falando coisas ruins sobre a Suprema Corte. Esse homem, um congressista, foi condenado a 9 anos. Seu nome é Daniel Silveira”, contou. Após a declaração, o apresentador estadunidense se disse assustado por saber que o bolsonarista estaria preso simplesmente por criticar membros do Supremo Tribunal Federal (STF), sem de fato ter conhecimento das ameaças envolvidas no processo.

O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda mencionou a liberdade de expressão garantida pela Constituição brasileira, mas expressou preocupação com a possibilidade de enfrentar o mesmo destino de Silveira. Carlson demonstrou surpresa com a situação, questionando a liberdade no Brasil.

Veja a entrevista na íntegra, traduzida por IA. A fala sobre a suposta censura começa em 1m37:

“No Brasil temos alguns artigos na Constituição que garantem a senadores e congressistas, como eu, que você não receba nenhum tipo de punição sobre o que fala. Nós temos liberdade de expressão no Brasil, ao menos na Constituição. Mas esse deputado está na prisão e as coisas estão piorando”, prosseguiu com seu relato.

Eduardo também aproveitou para citar outros casos de indivíduos supostamente perseguidos, como Allan dos Santos e Rodrigo Constantino. Allan dos Santos está nos EUA após ter um pedido de prisão expedido pelo STF em 2021, enquanto Figueiredo e Constantino foram afastados de seus cargos na Jovem Pan devido a um inquérito instaurado pelo Ministério Público Federal.

“Sempre existe o risco de ser preso pela Suprema Corte. Para ser sincero, não é toda a Suprema Corte, mas um ministro chamado Alexandre de Moraes. Ele abriu uma investigação por mais de 5 anos perseguindo, normalmente, conservadores. Então, estes cavalheiros, Allan dos Santos, Paulo Figueiredo e Rodrigo Constantino, estão morando aqui porque estão censurados no Brasil”, finalizou o deputado.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe do nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link