
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), saiu em defesa das declarações absurdas feitas pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo).
“Pessoal, sobre a formação de frente de Estados do Sul e Sudeste eu quero me manifestar aqui. A gente nunca achou que os estados do Norte e do Nordeste haviam se unido contra os demais Estados do país. Pelo contrário, a união destes estados em torno da pauta que é de interesse comum deles serviu de inspiração para que a gente possa, finalmente, fazer o mesmo”, iniciou Leite, em vídeo compartilhado em seu perfil oficial no Twitter, na tarde deste domingo (6).
“Não tem nada haver com frente de Estados contra Estados ou região contra região. Se trata de nós nos unirmos em torno do que é pauta comum e importante pros Estados do Sul e Sudeste”, continuou.
Seremos todos mais fortes quanto mais formos um só Brasil. ??
Não acredito que o governador Zema tenha dito nada diferente disso. Se disse, não me representa. pic.twitter.com/18JSLCsA1K
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) August 6, 2023
As falas do governador fazem referências as declarações separatistas realizadas por Zema durante entrevista ao Estadão no último sábado (5).
Na ocasião, o governador mineiro afirmou que foi criado um consórcio reunindo estados de Sul e Sudeste em oposição ao Norte e ao Nordeste. Ele afirmou que os estados devem “lutar” por uma maior igualdade nos repasses e programas do governo federal.
“Outras regiões do Brasil, com estados muito menores em termos de economia e população se unem e conseguem votar e aprovar uma série de projetos em Brasília. E nós, que representamos 56% dos brasileiros, mas que sempre ficamos cada um por si, olhando só o seu quintal, perdemos. Ficou claro nessa reforma tributária que já começamos a mostrar nosso peso”, disse Zema na entrevista em questão.
As falas de Zema geraram grande revolta em todo o país. Diversos governadores brasileiros têm se manifestado contra o posicionamento do governador mineiro, que foi visto como “separatista”.
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link