
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), foi flagrado em vídeo imitando pessoas com deficiência visual em um camarote na Marquês de Sapucaí durante o Carnaval. Nas imagens que circulam nas redes sociais, ele aparece usando óculos escuros e segurando um objeto que simula uma bengala, associada ao auxílio de pessoas cegas ou com baixa visão.
Nas redes, usuários têm reclamado de Paes, afirmando que ele está “debochando” de pessoas cegas. “Eu queria ouvir os cariocas sobre a postura do Eduardo Paes em relação aos deficientes visuais”, disse um usuário do X.
Paes e a Prefeitura do Rio de Janeiro ainda não se manifestaram sobre o episódio. Veja o vídeo:
DEBOCHE? O prefeito do Rio, Eduardo Paes, é acusado de imitar pessoa com deficiência visual. O vídeo gerou indignação e cobranças por explicações. Até o momento, não houve posicionamento oficial. pic.twitter.com/nFMQurdqm6
— Pri (@Pri_usabr1) February 17, 2026
No domingo de desfiles, o prefeito esteve na Sapucaí tanto em seu camarote quanto na avenida. Entre os convidados recebidos por ele estava o presidente Lula, que acompanhou o desfile da Acadêmicos de Niterói, escola que levou à avenida um enredo em sua homenagem.
Também estiveram com Paes na folia a primeira-dama Janja da Silva, o vice-prefeito Eduardo Cavalieri e a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann. Para a visita presidencial, foi montado um esquema de segurança com bloqueios de vias e atuação da Polícia Federal.
Paes governa o município desde 2001 e foi reeleito em 2024. Ele deixará a prefeitura em março e deve disputar o cargo de governador nas eleições de outubro deste ano.
Ele contará com o apoio do MDB para a eleição de outubro e participará, nesta semana, de um evento junto de Baleia Rossi, presidente nacional da legenda, e outros quadros estaduais.