O ex-presidente Donald Trump, durante o debate presidencial de terça-feira, fez a alegação infundada de que imigrantes haitianos em Ohio comem cães e outros animais de estimação.
“Eles estão comendo os cachorros, estão comendo os gatos”, disse Trump durante uma resposta a uma pergunta sobre imigração. “Eles estão comendo os animais de estimação das pessoas que vivem lá, e é isso que está acontecendo em nosso país, e é uma vergonha.”
A resposta de Trump foi uma das mais picaretas dos primeiros 30 minutos do debate: um ex-presidente dos EUA espalhando uma fake news da internet diante de uma audiência de milhões de americanos. O comentário ilustrou a rápida disseminação de desinformação no ecossistema de mídia de hoje.
David Muir, o âncora da ABC News que moderou o debate, imediatamente checou os fatos das alegações de Trump, dizendo que autoridades de Springfield, Ohio, disseram à rede que não há relatos confiáveis de animais de estimação sendo machucados, maltratados ou abusados por pessoas da comunidade de imigrantes da cidade.
Essas mentiras foram postadas nas redes sociais, incluindo uma história furada publicada em um grupo do Facebook dedicado à criminalidade local.
O prefeito de Springfield, Rob Rue, repetiu na terça-feira que a cidade não tinha casos do tipo.
“Rumores como esses estão desviando a atenção dos problemas reais, como as preocupações com moradia, os recursos necessários para nossas escolas e nosso sobrecarregado sistema de saúde”, disse ele em uma reunião da comissão municipal.