Em indireta a Bolsonaro, Gilmar diz que Brasil superou “armadilhas ditatoriais”

Atualizado em 19 de março de 2024 às 19:25
Ministro Gilmar Mendes. Foto: Divulgação

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), elogiou nesta terça-feira (19) os avanços do Brasil na superação de desafios políticos, destacando a resiliência do país em face das armadilhas ditatoriais.

As observações do magistrado surgem em um momento marcado pelo indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pela Polícia Federal, como parte da investigação em andamento sobre a falsificação de certificados de vacinação contra a Covid-19. Vale lembrar que este caso já resultara na detenção de seis indivíduos em maio de 2023.

Relatórios indicam que a fraude pode estar relacionada a tentativas de golpe de Estado, que visava impedir a posse do  presidente Lula (PT) em dezembro de 2022.

Posso de o presidente Lula. Divulgação

“O congresso e a câmara são casas de solução de problemas. O Código Florestal, uma lei complexa, passou pelo Congresso e foi referendada quase ‘in totum’ pelo Supremo Tribunal Federal. Portanto, nós temos sabido resolver os problemas”, afirmou o Gilmar Mendes.

“Quando a gente vai a outros eventos no exterior, a gente encontra colegas de outras cortes internacionais que estão contando a causa do desastres que sofreram. Contamos como nós superamos armadilhas ditatoriais. A história está aí para a gente ver, inclusive nas notícias dos últimos dias”, completou o ministro do STF.

Confira o trecho da entrevista: 

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Guilherme Arandas
Guilherme Arandas, 27 anos, atua como redator no DCM desde 2023. É bacharel em Jornalismo e está cursando pós-graduação em Jornalismo Contemporâneo e Digital. Grande entusiasta de cultura pop, tem uma gata chamada Lilly e frequentemente está estressado pelo Corinthians.