
Nesta quinta-feira (18), o presidente dos Estados Unidos, O presidente dos EUA, Joe Biden, e o secretário de Defesa, Lloyd Austin. Foto: Divulgação, protagonizou um novo incidente constrangedor ao se referir ao seu secretário de Defesa, Lloyd Austin, como “o homem negro” durante uma entrevista para a Black Entertainment Network.
Biden, que estava defendendo seu histórico de nomeações de pessoas negras para altos cargos, mencionou Austin de maneira inusitada e imprecisa ao citar sua escolha de Ketanji Brown Jackson para a Suprema Corte dos EUA.
Durante a entrevista, Biden tentou enfatizar seu compromisso com a diversidade e a dignidade, mas cometeu um erro ao se referir ao secretário de Defesa apenas pela sua cor de pele.
“Precisamos tratar as pessoas com dignidade. Por exemplo, é só ver como me pressionam porque eu escolhi um… o secretário de Defesa… o homem negro, porque eu escolhi Ketanji Brown Jackson”, disse o presidente, confundindo a nomeação de Austin com a de Jackson.
A porta-voz do Pentágono, no entanto, declarou que Austin “tem total confiança em Biden”, destacando o trabalho próximo que os dois realizaram durante a recente cúpula da Otan, que terminou no dia 11 de julho. Austin é o primeiro afro-americano a liderar o Departamento de Defesa dos EUA.

Este lapso se soma a uma série de confusões recentes envolvendo o presidente Biden. Na quarta-feira (17), Biden fez uma declaração incorreta sobre um plano para limitar o crescimento dos aluguéis, mencionando um valor de US$ 55 quando pretendia dizer 5%.
Além disso, durante a cúpula da Otan, Biden confundiu sua vice-presidente Kamala Harris com seu adversário Donald Trump. Esses erros têm aumentado a pressão sobre Biden dentro do Partido Democrata, com muitos membros e líderes começando a questionar a viabilidade de sua candidatura para a reeleição.
De acordo com o The New York Times, Biden parece estar mais receptivo a ouvir argumentos sobre sua saída da corrida eleitoral, enquanto o Financial Times relatou que doadores e funcionários do partido acreditam que Biden está próximo de desistir.
A crescente pressão sobre Biden ocorre em um momento crítico, com as pesquisas indicando uma vantagem crescente para o ex-presidente Donald Trump, o que poderia ter consequências significativas para a democracia americana. A situação está sendo monitorada de perto, e as reações ao recente lapso de Biden refletem a crescente ansiedade dentro do Partido Democrata.
Confira o vídeo:
🇺🇲 Biden esquece o nome de seu Secretário da Defesa – Lloyd Austin, e o chama de “o Secretário da Defesa – o homem negro”.pic.twitter.com/VEs4IAl5tx
— Eleições em Pauta (@eleicoesempauta) July 18, 2024