VÍDEO: Em novo lapso, Biden se refere a seu secretário de Defesa como ‘O homem negro’

Atualizado em 18 de julho de 2024 às 22:43
Joe Biden durante entrevista. Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (18), o presidente dos Estados Unidos, O presidente dos EUA, Joe Biden, e o secretário de Defesa, Lloyd Austin. Foto: Divulgação, protagonizou um novo incidente constrangedor ao se referir ao seu secretário de Defesa, Lloyd Austin, como “o homem negro” durante uma entrevista para a Black Entertainment Network.

Biden, que estava defendendo seu histórico de nomeações de pessoas negras para altos cargos, mencionou Austin de maneira inusitada e imprecisa ao citar sua escolha de Ketanji Brown Jackson para a Suprema Corte dos EUA.

Durante a entrevista, Biden tentou enfatizar seu compromisso com a diversidade e a dignidade, mas cometeu um erro ao se referir ao secretário de Defesa apenas pela sua cor de pele.

“Precisamos tratar as pessoas com dignidade. Por exemplo, é só ver como me pressionam porque eu escolhi um… o secretário de Defesa… o homem negro, porque eu escolhi Ketanji Brown Jackson”, disse o presidente, confundindo a nomeação de Austin com a de Jackson.

A porta-voz do Pentágono, no entanto, declarou que Austin “tem total confiança em Biden”, destacando o trabalho próximo que os dois realizaram durante a recente cúpula da Otan, que terminou no dia 11 de julho. Austin é o primeiro afro-americano a liderar o Departamento de Defesa dos EUA.

O presidente dos EUA, Joe Biden, e o secretário de Defesa, Lloyd Austin. Foto: Divulgação

Este lapso se soma a uma série de confusões recentes envolvendo o presidente Biden. Na quarta-feira (17), Biden fez uma declaração incorreta sobre um plano para limitar o crescimento dos aluguéis, mencionando um valor de US$ 55 quando pretendia dizer 5%.

Além disso, durante a cúpula da Otan, Biden confundiu sua vice-presidente Kamala Harris com seu adversário Donald Trump. Esses erros têm aumentado a pressão sobre Biden dentro do Partido Democrata, com muitos membros e líderes começando a questionar a viabilidade de sua candidatura para a reeleição.

De acordo com o The New York Times, Biden parece estar mais receptivo a ouvir argumentos sobre sua saída da corrida eleitoral, enquanto o Financial Times relatou que doadores e funcionários do partido acreditam que Biden está próximo de desistir.

A crescente pressão sobre Biden ocorre em um momento crítico, com as pesquisas indicando uma vantagem crescente para o ex-presidente Donald Trump, o que poderia ter consequências significativas para a democracia americana. A situação está sendo monitorada de perto, e as reações ao recente lapso de Biden refletem a crescente ansiedade dentro do Partido Democrata.

Confira o vídeo:

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link