VÍDEO: Em tom de ameaça, Bolsonaro diz que vai fazer auditoria nas urnas

Atualizado em 5 de maio de 2022 às 20:59
Foto de Bolsonaro ao lado de Augusto Heleno na live.
Advogado da campanha e o próprio PL afirmaram não ter informações sobre o processo. Foto: Reprodução / redes sociais

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou em uma live nesta quinta-feira (5) que uma empresa contratada pelo partido cujo qual faz parte – o Partido Liberal – irá fazer uma auditoria privada das eleições. Ele disse ainda que a situação poderá complicar para o TSE se a empresa concluir que é “impossível auditar o processo”.

“[A empresa] pode daqui a 30, 40 dias, chegar à conclusão que dada a documentação que tem na mão, dado o que já foi feito até o momento para melhor termos eleições livre de qualquer suspeita de ingerência externa, pode falar que é impossível auditar e não aceitar fazer o trabalho”, afirmou Bolsonaro.

As Forças Armadas têm questionado o processo eleitoral desde que foram convidadas pela Corte para integrar a Comissão de Transparência das Eleições. Em fevereiro, os militares enviaram uma série de questionamentos ao TSE sobre a segurança das eleições que acontecerão em outubro e foram respondidos em um documento público divulgado no site do Tribunal.

Bolsonaro diz que auditoria será feita antes das eleições

“Deixo claro, adiando ao TSE, essa auditoria não vai ser feita após as eleições. Uma vez contratada, a empresa começa a trabalhar, a empresa vai pedir ao TSE, com toda certeza, quantidade grande de informações. Ela vai pedir às Forças Armadas o trabalho que fez até agora”, afirmou o presidente.

O chefe do executivo não divulgou o nome da empresa responsável por realizar o processo, mas afirmou que ela faz o serviço “no mundo todo” e que poderá “pedir socorro” a outros partidos caso a análise saia muito cara.

Em resposta ao jornal O Globo, o advogado da campanha de Bolsonaro, o ex-ministro do TSE Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, disse que desconhece informações sobre a contratação da empresa. Já a assessoria do PL informou que não tem detalhes sobre o tema.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link